Geral

Chuvas em Salvador: tragédia anunciada

Publicado em 23/01/2011, às 09h16   Redação Bocão News e A Tarde


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com o jornal A Tarde, a Defesa Civil apontou que Salvador possui 540 áreas classificadas como de alto risco de desabamentos em casos de chuvas mais fortes. O diagnóstico feito pela Coordenação de Defesa Civil (Codesal) mostra que em sete bairros as solicitações de emergência são mais frequentes - Boca do Rio, São Marcos, Periperi, Águas Claras, Bairro da Paz, Paripe e Castelo Branco - mas, ao todo, existem mais de dois mil pontos afetados de alguma maneira pelas chuvas na capital baiana.

Ainda segundo a reportagem do impresso, o primeiro plano de contingência para chuvas começou a ser elaborado no ano passado e está em fase de detalhamento. "Precisamos regionalizar as ações, para saber o que será feito em cada ponto da cidade. Assim, o plano assumirá um caráter mais prático e poderá ser usado nesse período mais crítico", explicou o subsecretário de assuntos da Defesa Civil, Osny Bomfim.

Engenheiros e técnicos da área destacam, porém, que o período de maior concentração das chuvas começa já em março e dificilmente uma ação estará pronta até lá. “É preciso saber como avisar as pessoas, e elas precisam estar sabendo para onde devem ir e também como irão. Tem que treinar a população e não dá para fazer  isso até as chuvas chegarem", avaliou o diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e engenheiro civil Luís Edmundo Prado.

A possibilidade de desastres, ainda que atingindo menos pessoas que os do Rio de Janeiro, é grande. Do outro lado, o prefeito João Henrique continua sem saber como lidar com vários problemas do cotidiano da cidade. Isolado politicamente, JH, pode ser responsabilizado por este infortúnio já que, como apurado pelo jornal baiano, não há condições de resolver os problemas. E as chuva vão chegar.

As informações são de A Tarde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp