Geral

Ciclovia é inaugurada em Salvador

Publicado em 29/01/2011, às 12h21   Redação Bocão News



O prefeito João Henrique fez festa inaugurando, na manhã deste sábado (29), mais 1500 metros da pista de ciclismo na Orla Atlântica do Salvador, entre Piatã e Piatã, completando o que ele chama de ciclovia que vai até o bairro de Amaralina.

O "remendo" de ciclovia além de representar um perigo para os ciclistas, já que o único obstáculo que os separa dos motoristas são blocosdeconcreto popularmente conhecidos como "gelo baiano", é um atetando aos motoristas, além de reduzir a área de estacionamento paraos frequentadores das praias da orla.

Para implantar a tal ciclovia, a prefeitura simplesmente separou a pista de tráfego da área até entãodestinada a estacionamento de veículos ao longo da orla no trecho compreedido entre Piatã e Itapuã.

Assim como fez em Stella Maris, onde  a ciclovia significa um grande risco para seus usuários, já que ela (ciclovia) foi implantada apenas com a marcação da pista, que teve reduzida a sua largura, no trecho de PItatã e Itapuã, ela também representa grande perigo, não só para osciclistas, como também para os motoristas, já que a pista que sai de Piatã tem sua largura reduzida repentinamente, sem qualquer aviso, logo após a sinaleira, gerando confusão e riscos de colisões entre carros que se depraram comos blocos de concretos.

O que o prefeito chama de requalificação da orla vem se mostrando uma parafernália de ações que, ao invés de melhorar o visual e garantir o conforto e a segurança dos frequentadores, mostra-se uma verdadeira armadilha, ferindo inclusive as normas de trânsito que determinam o sentido duplo para utilização das vias, com mão e contra-mão, mesmo para bicicletas.

As ciclovias que vem sendo implantadas pela prefeitura seguem apenas um mão, o que é um desrespeito ao código de trânsito.  
Além da construção do equipamento sem critérios de segurança, a prefeitura tem desacaterizado a cidade, substituindo as pedras portuguesas por piso de concreto, num total desrespeito à história e beleza da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp