Geral

Expectativa para chegada de médicos cubanos em Salvador

Imagem Expectativa para chegada de médicos cubanos em Salvador
Cerca de 50 profissionais são aguardados no aeroporto da capital baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/08/2013, às 19h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Cerca de 50 médicos cubanos irão desembarcar na noite deste domingo (25), no aeroporto internacional de Salvador (BA). O grupo, que faz parte do programa Mais Médicos, parceria dos governos federal, estaduais e municipais, será recepcionado pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que já está no sagua de desembarque do aeroporto. O governador Jaques Wagner, que também iria receber os profissionais de Cuba, não vai participar da recepção.

Para a reportagem do Bocão News o secretário Solla adiantou que não deveria haver polêmica sobre a forma como o programa Mais Médicos está sendo conduzido. Para Solla a chegada dos profissionais vai ajudar pacientes do interior, e qualquer tipo de apoio para a saúde é valido.

O secretário ainda lembrou que antes do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um sistema similar foi aplicado no estado do Tocantis com médicos cubanos e desde a saída dos profissionais das áreas atendidas no Norte do país as vagas não foram preenchidas.

A reportagem teve acesso aos municípios baianos que irão ser, a princípio, contemplados com o programa: Adustina, Araci, Botirama, Campo Alegre de Lurdes, Cansanção, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiuba, Geremoabo, Macaubas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, sítio do Quinto, Souto Soares e tucano.



Ontem (24) dois médicos estrangeiros desembarcaram em Salvador. Pela manhã chegou a médica mexicana Rosa Isela Delgado Ramirez e a tarde foi a vez do suíço Miguel Defallens. Eles irão atender em unidades básicas de saúde em Feira de Santana e Salvador, respectivamente. Além dos dois, na sexta-feira (23) chegaram um médico português, um argentino e uma uruguaia. Os profissionais fazem parte dos 144 médicos que atenderão a população na Bahia pelo Programa Mais Médicos.
Os participantes estarão distribuídos em 63 municípios, sendo a maioria (49) em regiões de extrema pobreza. O número de vagas preenchidas equivale a 10% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 1.382 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os médicos estrangeiros participarão, por três semanas (de 26 de agosto a 13 de setembro), de aulas de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa, totalizando carga horária de 120 horas. Após a aprovação nesta etapa, começam a atender a população na segunda quinzena de setembro. “
Depois de avaliados, os médicos que tiverem sua qualificação atestada receberão um registro profissional provisório. Durante o período de atuação, as prefeituras que receberão esses profissionais serão responsáveis pela alimentação e moradia dos médicos.

Com informações do repórter Lucas Esteves

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp