Geral

Ford não cumpre contrato e cegonheiros ocupam montadora

Bahia Comenta
Sindicalistas só saem do local após êxito nas negociações  |   Bnews - Divulgação Bahia Comenta

Publicado em 03/09/2013, às 08h18   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)



Acampados na Avenida das Transportadoras, no Polo de Camaçari, desde a última sexta-feira (30), cerca de 200 cegonheiros do Sindicato das Pequenas e Microempresas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Veículos do Município de Camaçari (Sintracam) cobram o cumprimento do contrato por parte da montadora Ford.

Os trabalhadores ocupam o pátio da montadora e não permitem que carretas carregadas com os veículos da Ford entrem ou saiam do pátio.

De acordo com o secretário do Sintracam, Raimundo Santana, desde a instalação da montadora, em 2000, que uma das cláusulas do protocolo de intenção não é cumprida. “30% da distribuição das vagas do serviço da Ford é de direito do sindicato. Isso significa que parte do faturamento dos veículos produzidos aqui é nosso”.

Segundo Santana, o acordo foi firmado devido às vagas serem direcionadas a cinco empresas de São Paulo, o que deixa os 250 cegonheiros do estado sem trabalho.

“A Ford produz cerca de 1,1 mil unidades diariamente, sendo que ao final do mês, o faturamento de quase 9 mil veículos deveria ser repassado ao Sintracam, o que nunca foi feito”, completa Santana.

Ainda de acordo com o Sintracam, os trabalhadores da área só conseguem transportar carros antigos e velhos, o que não gera uma renda adequada para a sobrevivência dos cegonheiros.

Santana afirma que já houve rodas de conversas entre o sindicato, o governo do estado e a montadora, mas que nenhuma posição foi definida.

O Sintracam garante que só sairá do local e finalizará a paralisação quando obter êxito nas negociações.


Nota originalmente postada às 17h do dia 2




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp