Geral

Madre de Deus pode ganhar centro de orientação para dependentes químicos

Publicado em 04/09/2013, às 13h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Promover a inclusão social e contribuir para a reabilitação de usuários de drogas em Madre de Deus. Esse é o objetivo do vereador Jailton Polícia (PP) que propõe, através de um projeto de indicação ao Poder Executivo Municipal, a criação do Centro Vida, um espaço para orientação de dependentes químicos e seus familiares. A medida, que já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, tem o objetivo de acolher e direcionar familiares e responsáveis de pessoas que passaram a fazer uso de drogas, mas têm dificuldade ou não sabem quais são os caminhos para a reabilitação.  
 “Infelizmente as drogas vêm tomando conta da nossa juventude, mas não podemos ficar apenas lamentando. Temos que enfrentar o problema de perto e criar medidas para minimizar ou até mesmo acabar com esse mal. O Centro Vida servirá como uma ponte, orientando e encaminhando os dependentes para clínicas de recuperação especializadas, onde serão submetidos a um tratamento adequado”, ressalta o vereador. 
Uma pesquisa divulgada em 2012 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que o Brasil tem 2,6 milhões de usuários de crack e cocaína, sendo metade deles dependente (1,3 milhão). Deste total, 78% cheiram a substância exclusivamente (consumida na forma de pó); 22% fumam (crack ou oxi) simultaneamente e 5% consomem apenas pelos cachimbos. O estudo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) mostra ainda que, do total de usuários, 1,4 milhões (46%) são moradores da região Sudeste e 27% residem no Nordeste

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp