Geral

Alvorada e presentes para a Rainha do Mar

Publicado em 02/02/2011, às 08h55   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a madrugada desta quarta-feira, 2, centenas de fiéis movimentam o bairro do Rio Vermelho e rendem homenagens a Iemanjá, divindade considerada Mãe dos Orixás. Os presentes são entregues no caramanchão montado nas imediações da Colônia de Pescadores Z-01, responsável por organizar a festa, e serão levados ao mar por mais de trezentas embarcações. Há 88 anos, o bairro recebe a festa que segue a tradição de render homenagens e entregar à orixá.

A festa começou no início da tarde desta terça-feira, 1º, com a entrega das oferendas no barracão do Rio Vermelho. A outra parte da festa começou por volta da meia-noite desta quarta-feira, com as obrigações religiosas no terreiro de Mãe Aíce, seguida pelo presente de Oxum, entregue no Dique do Tororó, e pela alvorada de fogos, às 4h30 da manhã.

Até o final da tarde, milhares de fiéis devem lotar o bairro do Rio Vermelho participando tanto dos festejos religiosos, quanto da parte profana da festa, que conta com shows de artistas, barracas e blocos. A procissão marítima sai da Praia da Paciência em torno das 15h30, retornando por volta das 17h30.

Presente de Iemanjá – Parte tradicional da festa, o presente principal de Iemanjá deverá ser improvisado este ano. A oferenda é oferecida pela colônia de pescadores mas, encomendada a um artista paulista, o presente acabou danificado no trajeto. Para não perder a tradição, os pescadores prometem improvisar um presente à Rainha das Águas. a, 67 pessoas morreram. Em 2010, foram 60 mil infectados e 37 mortos.

Com informações do A Tarde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp