Geral

Tremedal: estudantes denunciam risco de desabamento em escola estadual

Imagem Tremedal: estudantes denunciam risco de desabamento em escola estadual
“As paredes apresentam rachaduras enormes e está prestes a cair” dispara estudante  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/09/2013, às 16h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Desde a última quinta-feira (26), os alunos do Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos, em Tremedal, no sudoeste baiano, fazem manifestação por conta da situação que eles chamam de “precária” na estrutura física da escola.O imóvel está com rachaduras, evidenciando risco de desabamento gerando risco para alunos e trabalhadores da unidade de ensino.



A mobilização dos estudantes aconteceu após discussão com a diretoria do Colégio sobre uma análise feita por engenheiros da Direc 20 no prédio. O profissional teria apontado o risco de desabamento. O resultado da discussão foi a interdição das salas de aula e paralisação das atividades. Os estudantes então decidiram ir às ruas protestar. Com faixas, cartazes e apitos eles pedem a reforma do ‘Marietão’, como eles costumam chamar o Marieta Pereira dos Santos.



“A mobilização tem o objetivo de exigir a segurança dos alunos e de todos que trabalham na escola, já que as paredes apresentam rachaduras enormes e está prestes a cair em qualquer momento”, declarou a aluna Cláudia, representante da classe estudantil. De acordo com Cláudia, o colégio apresentou problemas na estrutura com menos de três anos de inaugurado e agora, após sete anos, a situação piorou.

“Nenhuma providência efetiva foi tomada, a não ser a interdição das salas em piores condições”, acrescentou. Os estudantes já vinham pedindo uma cobertura para a quadra do colégio, o laboratório de ciências e uma sala de vídeo, mas agora o que buscam é poder assistir aulas com segurança.

Desde 2009, a direção do Colégio Estadual vem acionando os setores responsáveis e encaminhando ofícios, e somente agora ocorreu a interdição após vistoria. “A manifestação é uma ação legítima dos estudantes que estão defendendo os seus direitos. É muito importante para o processo de formação deles”, comentou a vice-diretora do Marieta Nallyne. Segundo ela, a escola já recebeu a informação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que o laudo conclusivo sobre os procedimentos que serão tomados já está pronto. “Assim que os documentos estiverem em posse da escola serão divulgados”, assegurou a vice-diretora.

*As informações e fotos são do Brumado Notícias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp