Geral

Horário de Verão: sem segurança, baianos concordam que Salvador deve estar fora

Imagem Horário de Verão: sem segurança, baianos concordam que Salvador deve estar fora
“Devido a insegurança na cidade, estar nas ruas mais cedo é perigoso”, comenta entrevistado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/10/2013, às 10h33   Fabíola Lima (Twitter: @fabiolalimaa)



Como acontece desde o ano passado, a Bahia está fora do Horário de Verão. Na ocasião, o governador Jaques Wagner (PT) chegou a dizer que o estado iria aderir ao horário alternativo, mas recorreu ao Mistério de Minas e Energia pedindo a não participação. Sendo assim, a Bahia não vai participar do horário de verão no período de 2013/2014.

A medida, que parece agradar a maioria, foi tomada em um ano complexo para o petista – com a greve da Polícia Militar em janeiro e dos professores estaduais em abril. “Pra mim é bom não aderirmos. Porque com o horário de verão acordamos uma hora antes para começar nosso dia, e devido à insegurança na cidade, estar nas ruas mais cedo é bastante perigoso”, comentou o salva-vidas Robson Santos, 32 anos.

Mas ainda há quem se confunda. “Que horas são? Está no horário normal? Salvador entrou no Horário de Verão?”, ainda em dúvida a baiana questionou à reportagem sobre o que teria mudado em Salvador e ficou aliviada ao saber que a cidade não sofre grandes mudanças com o horário. “Ah! Que bom. Porque ficamos inseguros com tanto assalto e ainda tem a questão da vendagem que não é boa nesta situação. Não gosto desse horário”.

Já acostumado com a medida, o comerciante Antônio Santos, vendendo de caldo de cana há 12 anos no Porto da Barra, lembra que perderia uma hora de trabalho. “Para mim não muda nada. Já estamos acostumados a não inclusão, então está ótimo. Se fossemos inclusos perderíamos praticamente uma hora de trabalho, ainda bem que houve um bom senso dos que são responsáveis por isso”.

Assim como Antônio, o vendedor de coco, Roberval dos Santos, concordou. “Chegamos cedo para montar nosso comércio. E se fosse o horário de verão seríamos prejudicados diretamente em nossos trabalhos por conta dos assaltos na madrugada”, complementou o rapaz.

O que muda em Salvador e RMS

Bancos

O funcionamento das agências bancárias em Salvador e na região metropolitana não vai mudar. Mas, nas demais regiões do estado, o atendimento bancário será antecipado em uma hora, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraran). Em relação aos caixas eletrônicos, o prazo para as operações no equipamento ou pela internet segue o horário de Brasília. Por isso, será antecipado em uma hora.

Loteria

Os apostadores da Caixa Econômica Federal só poderão efetivar os jogos uma hora antes do habitual, porque as loterias seguem o horário de Brasília. As apostas, portanto, devem ser feitas até às 18h.

Correios

Os Correios afirmam que o horário-limite de postagem dos objetos (para envio no mesmo dia) obedece o horário oficial de Brasília e será antecipado em uma hora. Por isso, a postagem do Sedex no Teminal de Carga de Salvador (Teca) passa de 21h para 20h; no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, de 20h para vas 19h; e na Pituba de 19h para as 18h.

Aeroporto

Os voos não sofrem alterações. Segundo a Infraero, os voos obedecem a marcação de Brasília, porém as próprias companhias aéreas fazem a readequação do horário para o local. Com isso, o horário que aparecer no bilhete é o do voo que sai da Bahia.

Horário de verão

Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.


Publicada no dia 20 de outubro de 2013, às 12h23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp