Geral

Saúde realiza mutirão do teste do olhinho nesta quinta (24)

Publicado em 24/10/2013, às 07h14   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A cada um minuto uma criança fica cega no mundo. Essa é a estimativa da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, que revela ainda a existência de aproximadamente 25 mil crianças com deficiência visual no Brasil. De acordo com especialistas, cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados.
E para justamente detectar doenças visuais ainda em fase inicial, a Secretaria Municipal da Saúde promove nesta quinta-feira (24), um grande mutirão do Teste do Olhinho para crianças de 0 a 3 meses, na Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras. 
O exame, apontado por oftalmopediatras como uma técnica simples e rápida, permite o diagnóstico precoce de catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações intraoculares ou hemorragias intravítreas em recém-nascidos antes mesmo que eles recebam alta da maternidade.
O mutirão faz parte das ações da 1ª Semana do Bebê Soteropolitano que teve início na última segunda-feira (21) e continua até a próxima sexta (25) nas unidades de saúde da rede municipal com ações educativas e com rodas de conversa nas salas espera sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, prevenção de acidentes domésticos e cuidados básicos, além da intensificação do trabalho de sensibilização das gestantes sobre a importância da coleta do teste do pezinho até o sétimo dia de vida do recém nascido. A Maternidade Albert Sabin fica na Estrada do Coqueiro Grande, s/n - Cajazeiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp