Geral

Correria é título de videoarte baiano selecionado pela Bienal da CPLP

Publicado em 28/11/2013, às 17h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

“Percorrer os mesmos locais todos os dias pode ser uma rotina desgastante e tediosa”. Assim começa a descrição do projeto videoarte “Correria”, do baiano Adriano Machado, que foi selecionado para participar da 6ª Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), do dia 3 a 7 de dezembro, em Salvador.  
O projeto, de um minuto e nove segundos, mescla vídeo de jovem correndo e fotografias de caminhões que passam na estrada contrária em que o autor percorre diariamente, ou seja, três territórios baianos – Litoral Norte (Alagoinhas), onde trabalha; Portal do Sertão (Feira de Santana), onde mora, e Recôncavo (Cachoeira), onde estuda.  
“Com o passar do tempo, o mesmo caminho vai sendo visto até se estabilizar na memória, as imagens começam a sair do estado de novidade e cair no lugar comum, até passarem despercebidas, ao mesmo tempo esse desaparecimento das imagens que o caminho me entrega é uma inquietação e pede uma nova forma de olhar”, completa Machado. 
Ao assistir ao videoarte pela primeira vez, por meio do link https://vimeo.com/67095376, o telespectador pode sentir certo desconforto, talvez pela sequência inquieta ou fotos tiradas em movimento com um iPod Touch 4G, mas também se identificar com a mensagem ou refletir sobre a rotina tratada pelo autor. Além de “Correria”, foram selecionados mais cinco projetos baianos para apresentação durante a Bienal – Edificil na Cidade; Hom(em) cubo; Das tripas, coração; A força do Rap do Pelô e Ode A Vinicius de Moraes. 
A lista completa dos trabalhos brasileiros escolhidos está disponível no www.juventude.gov.br/bienalcplp e no www.serin.ba.gov.br, assim como a programação da Bienal, que será aberta oficialmente na terça-feira (03), às 17h, no Teatro Castro Alves. O evento terá uma ampla programação, com oficinas, seminários, exposições e agendas culturais no Complexo dos Barris e nos espaços do Pelourinho. Para o encerramento, no dia 7/12, está previsto um grande cortejo, a partir das 20h, e show das 22h às 23h30. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp