Geral

Santa Bárbara abre ciclo de festas de largo

Imagem Santa Bárbara abre ciclo de festas de largo
Festa já acontece no Centro Histórico  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/12/2013, às 07h36   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A tradicional festa religiosa em homenagem ao dia de Santa Bárbara abre nesta quarta-feira (04), o calendário de festas populares de Salvador. 
A celebração, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia, começa com alvoradas nas primeiras horas damanhã. A programação terá o auge, com a missa campal presidida pelo capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, padre Lázaro Silva Muniz, no largo do Pelourinho.
Mais tarde, tem início a procissão, que segue pela rua Alfredo de Britto, Terreiro de Jesus, Catedral Basílica, praça da Sé, rua da Misericórdia, ladeira da Praça, Corpo de Bombeiros, na praça dos Veteranos, Mercado de Santa Bárbara e retorna para a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Nas ruas, a festa segue com shows de samba promovidos pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, entidade ligada à Secretaria Estadual de Cultura. Serão 16 atrações, distribuídas nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d'Água e Pedro Archanjo (a partir das 14h30), no largo do Pelourinho (a partir das 13h30) e no Terreiro de Jesus (a partir das 15h). Todas com acesso gratuito.

O ciclo de festas populares em Salvador, no passado conhecidas como Festas de Largo, tem como ponto alto a famosa Lavagem da Igreja do Bonfim. As mais tradicionais, além do Bonfim, são a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, (8 de dezembro, no Comércio, Cidade Baixa), Santa Luzia (13 de dezembro, celebrada na Igreja do Pilar, Comércio), Bom Jesus dos Navegantes (de fé católica, no 1º de janeiro, com procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos), Iemanjá (do culto afro, no dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, também com cortejo marítimo para entrega do presente ao orixá das águas salgadas) e Itapuã (com cortejo e lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia de Itapuã, na orla).

Prefeitura do Salvador montou um esquema especial de serviços que envolvem diversos órgãos. Para facilitar a locomoção dos pedestres, por exemplo, a Transalvador vai interditar o tráfego de veículos, das 7h às 16h, na Ladeira da Praça, no trecho entre a Rua José Gonçalves e a Avenida Baixa dos Sapateiros.
Serão permitidos estacionamentos dos veículos oficiais do Comando do Corpo de Bombeiros na Ladeira da Praça, bem como na via que margeia a Praça dos Veteranos. Os veículos com destino à José Joaquim Seabra terão como opção de tráfego a Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Avenida Jequitaia, Túnel Américo Simas, e Avenida Presidente Castelo Branco.
A partir das 8h, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos no Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Avenida José Joaquim Seabra, Rua Padre Agostinho e Largo do Pelourinho. Os moradores terão acesso aos locais mediante apresentação de comprovante de residência. O tráfego voltará à normalidade tão logo as condições locais o permitam.
A Limpurb disponibilizará 40 sanitários químicos, sendo 28 femininos e 12 masculinos, localizados em pontos estratégicos do percurso. Logo após os festejos, os agentes da Limpurb iniciam a limpeza e lavagem das ruas das Flores, Alfredo de Brito, Gregório de Matos, do Passo e Padre Agostinho Gomes, além do Largo do Pelourinho e regiões do Taboão, Carmo, Terreiro de Jesus, Baixa dos Sapateiros, Mercado de São Miguel e Mercado de Santa Bárbara. A operação contará com uma equipe de 20 profissionais e um compactador, dois caminhões de lavagem e três carros-pipas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá participação na festa com todas as nove unidades emergenciais em funcionamento e com o apoio do Samu-192 em total prontidão para qualquer situação emergencial, garantindo o atendimento médico aos participantes. Já a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) estará com uma equipe de fiscalização, no sentido de impedir a exposição de publicidade e cartazes irregulares no entorno da festa.     
Origem e louvor - A história de Santa Bárbara remete ao século II, em Antioquia (Turquia), onde viveu. Ela era uma jovem belíssima e, devido ao ciúme do pai pagão, Dióscoro, foi encerrada em uma torre. Durante uma viagem do pai, ela se batizou e despertou a ira de Dióscoro. Na fuga, as rochas se abriram para Santa Bárbara passar, mas logo depois foi descoberta por um pastor e denunciada ao pai, que a levou a um tribunal. Condenada a andar nua pelo país, Deus se compadeceu e a vestiu com um suntuoso manto.
Mesmo assim, sofreu diversos suplícios, como ser queimada com grandes tochas e ter os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que cortou-lhe a cabeça com a espada e, logo depois, foi fulminado com um raio. Por isso, Santa Bárbara é invocada nas tempestades, contra o raio. O culto espalhou-se rapidamente pelo mundo, incluindo o Brasil.
Presente no calendário de festas populares de Salvador, a Festa de Santa Bárbara é considerada patrimônio imaterial da Bahia desde 2008. Reverenciada como Iansã no candomblé, a santa é padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados e, nesse dia, os devotos se vestem de vermelho, em homenagem à santa/orixá.
Com o tema “Santa Bárbara, por seu testemunho de vida contrita a Deus renovamos a Fé nas promessas de Cristo”, os devotos festejam a padroeira com um tríduo até esta terça-feira (3), sempre às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho). No dia festivo, que acontece nesta quarta-feira (4), acontecerá uma alvorada às 6h; às 8h será celebrada a Missa Solene, presidida pelo capelão, padre Lázaro Muniz. A partir das 10h os devotos sairão em procissão pelas ruas do Centro Histórico. Muitos devotos costumam oferecer caruru no dia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp