Geral

Riacho de Santana: irmãos siameses se preparam para cirurgia de separação

Imagem Riacho de Santana: irmãos siameses se preparam para cirurgia de separação
Arthur e Heitor são unidos pelo tórax, abdômen e bacia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/12/2013, às 07h47   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Arthur e Heitor, gêmeos siameses de 4 anos que moram em Riacho de Santana, a 732 km de Salvador, já estão preparados para fazer uma cirurgia de separação definitiva. Os pequenos farão o procedimento no Hospital Materno Infantil (HMI) onde já faziam tratamento antes mesmo de nascerem. 
A unidade é referência em casos de siameses e eles serão supervisionados pelo médico Zacarias Calil. No último dia 20 de novembro os meninos, que são unidos pelo tórax, abdômen e bacia foram submetidos à implantação de expansores de pele. Eles têm apenas três pernas e um fígado. 
O período de cicatrização dessa última cirurgia é de 30 dias. Depois, eles devem ficar pelo menos mais dois meses para ação dos expansores. Com isso, o procedimento de separação deve acontecer no início de 2014. Com o auxílio da mãe, os garotos já sabem ler e escrever algumas palavras. Apesar das limitações físicas, a mãe das crianças, a professora Eliana Ledo Rocha, de 37 anos, conta que os filhos são alegres, brincalhões e gostam de jogar no computador.


*Matéria publicada originalmente às 12h13 do dia 07/12.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp