Geral

Bombeiros ainda tentam cessar incêndio no navio Golden Miller

Imagem Bombeiros ainda tentam cessar incêndio no navio Golden Miller
Causa aparente seria uma falha no compressor durante carregamento de gás propeno  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/12/2013, às 07h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Um incêndio atingiu um navio carregado de gás propeno no pier de uma área do Porto de Aratu em Candeias, na região metropolitana de Salvador, na noite desta terça-feira (17). Segundo a guarda portuária, o fogo foi propagado após uma explosão ocorrida durante o descarregamento de gás do navio Golden Miller. 

Por meio de nota, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), informou que uma hora após iniciar o combate, equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha conseguiram controlar o incêndio no navio. No entanto, a reportagem da Record Bahia divulgou imagens que revelam o Corpo de Bombeiros tentando conter as chamas ainda na manhã desta quarta-feira (18). Além disso, a equipe informou que dois tripulantes ficaram levemente feridos.

Ainda de acordo com a Codeba, o fogo se iniciou por volta das 18h, na unidade de reliquefação, que opera a bordo, portanto, na área interna do navio. A causa aparente seria uma falha no compressor desta unidade durante o carregamento de gás propeno, que estava sendo bombeado para ser exportado. Houve uma explosão, mas o acidente não resultou em vítimas.
O incêndio ocorreu no píer do terminal de operação de gás e líquido, área pertencente a  Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), com utilização pela empresa Tecmar, responsável pela operação de carregamento do navio, contratado para exportar o propeno produzido pela Brasken.
A pronta atuação das equipes de segurança do navio e do porto impediram que o acidente tivesse maiores consequências. Além do Corpo de Bombeiros e da Marinha, o combate ao incêndio mobilizou contingentes e equipamentos da Petrobrás e COFIC. A área de operação de gás e líquidos do Porto de Aratu teve a sua operação suspensa, mantendo-se, entretanto, em atividade, os terminais de sólidos, localizados a uma distância que não oferecia riscos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp