Geral

Sem ceia e presentes, crianças da rua ficam à espera do Papai Noel

Imagem Sem ceia e presentes, crianças da rua ficam à espera do Papai Noel
Crianças das ruas viram orfãs também do sonho natalino  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/12/2013, às 11h12   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)



Quase 24 mil crianças e adolescentes não tiveram uma ceia com peru, chester, queijo e tudo que as famílias brasileiras detêm nesta data vista e sentida pela maioria como sendo especial. Isso porque, para este número apontado pelo último censo do Governo Federal, em 2011 - que retrata a realidade dos 'filhos das ruas' de 75 cidades com mais de 300 mil habitantes - uma mesa com comida para o almoço de todo dia é a labuta que demora a cessar.
Porém, é também nesta data, que marca o nascimento de Cristo - símbolo do amor maior entre os cristãos - que muitos se sensibilizam diante do cenário antagônico que surge nesta época. De um lado, comércio lotado e gente gastando o que tem e o que não tem para presentear a pessoa querida. Do outro, crianças descalças, debaixo de chuva, desejando que o espírito do Natal possa garantir-lhes o prato do dia.
Entretanto, para muitas destas crianças o desejo vai além da esmola. Na sinaleira localizada no bairro da Pituba, sentido Caminho das Árvores, as câmeras do fotógrafo do Bocão News, Juarez Matias, flagraram um jovem alegre, entretido com a caixinha na qual poucos motoristas depositavam algum centavo que fosse. Ao ver a câmera ficou sério e saiu andando, deixando escapar o desejo maior: "quero uma bola".

Já em outro ponto da cidade uma pequenina de casaco azul se esforçava na ponta do pé para pedir ao motorista uma "moedinha moço". Com o olhar de quem passa dificuldade, a menina não deixava morrer o que toda criança, seja de onde for e de que forma for, almeja no natal: a presença do bom velhinho.
Sabendo disso, policiais Militares da Operação GEMEOS doaram brinquedos a crianças carentes, na tarde desta terça-feira (25). A ação solidária aconteceu em vários bairros de Salvador. Segundo o Major Washington, mais de cinco mil brinquedos foram distribuídos nas ruas e em creches carentes.
Os alunos do Centro Municipal de Educação  Infantil - CMEI Olga Benário, em Salvador, também receberam também uma visita muito especial. o Papai Noel dos Correios chegou em um carro do Sedex trazendo presentes doados pelos padrinhos. O evento marca a entrega simbólica dos presentes da campanha, que estão sendo gradativamente entregues por empregados dos Correios durante todo o mês de dezembro. Realizada há mais de 20 anos, a campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Desde 2010, a campanha passou a contemplar, além das cartas oriundas das crianças da sociedade, as cartas de crianças de escolas, abrigos, núcleos socioeducativos e creches. 
Entre aqueles que ganharam um presente e os muitos que ainda amargam a esperar, as famílias que se abrigam nos papelões à beira das sinaleiras desejam que o espírito natalino dure por todos os dias do ano para prover o alimento necessário. Para as crianças, vale mesmo é acreditar que papai noel existe, ainda que para eles o bom velinho custe a chegar.

Nota originalmente postada às 13h do dia 25

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp