Geral

Jovens negros lançam projeto para democratizar mídia na periferia

Publicado em 26/01/2014, às 23h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (27), os jovens negros do Grupo de Comunicação Mídia Periférica, apresentarão seu novo veiculo de comunicação, o jornal Mídia Periférica, no auditório Nelson Mandela, na Casa do Olodum, no Pelourinho. Na edição de janeiro, o impresso traz aspectos de denuncia das comunidades, jovens que são exemplos, empreendedores, indicações de oportunidades, além de contar para o leitor sobre o que o grupo vem realizando fora da comunidade.

A distribuição será gratuita em algumas comunidades de Salvador e a publicação também está disponível no link

http://issuu.com/.../jornal_midia_periferica_-_janeiro._


A atividade contará com dois momentos, o bate papo Diálogos das Juventudes de Periferias, que trará como tema “Jovens negros e os meios de comunicação”, com jovens convidados para dialogar sobre o tema, Negro Davi, Paulo Rogério e Hellen Caroline, com a mediação da produtora Dayane Rodrigues. Em seguida, haverá um bate papo com o editor chefe do Jornal Mídia Periférica, o Enderson Araújo, com a condução da jornalista Ivana Dorali.
O jornal Mídia Periférica, surgiu como uma ferramenta de empoderamento não só dos jovens que o produz, mas também das comunidades em que o jornal irá circular. Segundo Enderson, a ideia é fomentar que jovens de outras comunidades se interessem em escrever noticias sobre suas comunidades, que tragam estas noticias com sua ótica, com o seu olhar.
Enderson entende que isso traz autoestima para os moradores, pois estão acostumados em ler aquilo que os grandes jornais querem escrever “Aprendi nas oficinas de Direito humano a comunicação e informação ministradas pelo Instituto de Mídia Étnica, que eles vendem e propagam a miséria e marginaliza nossa comunidade, e que nós podemos mudar isso, que a educação é o caminho, e porque não educar com jornais impressos, feitos por nós? Essa foi a minha ideia de muitas, espero que dê certo”, contou Araújo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp