Geral

Eleição da Fieb esquenta na reta final

Imagem Eleição da Fieb esquenta na reta final
Mascarenhas Vs Farias marca o primeiro bate-chapa em 65 anos de federação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/01/2014, às 09h35   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

José Freitas de Mascarenhas Vs Carlos Gilberto Farias. Esses são os nomes que encabeçam as chapas que disputam a presidência da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). A eleição segue agendada para amanhã (27) e conta com os votos de 41 sindicatos ligados a indústria.

De um lado, Mascarenhas defende a reeleição. Se confirmada a vitória, será a quarta vez que gerenciará a federação que detém 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia com R$ 564 milhões em 2013. Atual presidente, Mascarenhas tem o nome ligado ao grupo que criou o Polo Petroquímico de Camaçari e fez carreira no Grupo Odebrecht, onde exerce função de diretor.

Do outro, Farias.  Agropecuarista, pretendia disputar a eleição de 2010, mas recuou em nome da unidade e aceitou o posto de vice-presidente. Desde então, colocou-se como candidato para a eleição de 2014, prometendo uma Fieb voltada para pequenos empresários e para investidores do interior. 

A disputa envolvendo Mascarenha e Farias chama atenção pelo clima que rompeu as barreiras da federação e entrou no campo político. De acordo com alguns empresários, o governo do Estado ‘trabalhou’ durante a campanha pela candidatura de Faria, e identificaram a interferência do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

O grupo ligado a Mascarenhas tratou de agir e teve a garantia do governador Jaques Wagner (PT) da total imparcialidade do governo. A garantia também veio do próprio secretário Correia que distribuiu nota à imprensa informando que não haverá interferência na eleição da Fieb.

O pleito para a federação acontece das 8h às 18h, na sede da entidade, no Stiep. O resultado deverá ser conhecido até as 19h. Além da eleição da Fieb, ainda ocorre na mesma data, local e horário, a disputa pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb). 300 empresas estão habilitadas para votar e terá o resultado conhecido no mesmo dia. Existe a possibilidade que uma chapa vença a Fieb e a outra a Cieb.

A principal proposta de Mascarenhas é dar continuidade ao trabalho feito nos últimos 4 anos, principalmente o de avanço do Programa de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A promessa é de uma Fieb nova com integração direta entre empresas e governo estadual.

Já Farias se apoia na plataforma ligada ao micro, pequeno e médio industrial. Ele promete apoiar as empresas de todos os tamanhos e regiões do estado, principalmente as do interior, além da ampliação do Cimatec. 
Essa é a primeira vez em 65 anos que a presidência da federação será decidida em eleição com duas chapas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp