Geral

Após favelização, Conder não tem solução para restaurantes do Parque Costa azul

Publicado em 19/02/2014, às 09h49   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Com um espaço que abrange dois playgrounds, ciclovias e pistas de cooper bastante utilizados pelos moradores e estudantes da região, o Parque Costa Azul já foi referência para aqueles que costumam andar de bicicleta, caminhar ou mesmo levar os filhos para brincarem no local.

Mas, a decadência do Parque tirou o brilho do anfiteatro ao ar livre com capacidade para 600 pessoas, além do viveiro de plantas e dois painéis coloridos do artista plástico Fernando Coelho. Há cerca de dois anos, os quatro restaurantes que ofereciam opções de comidas internacionais, típicas, massas ou carnes fecharam as portas. 

Hoje, o cenário é outro. Tapumes,falta de iluminação e de segurança, além do escândalo divulgado no ano passado pelo Bocão News sobre a prática de atos libidinosos praticados dentro do banheiro do Parque.

As dívidas milionárias por parte dos proprietários dos restaurantes resultou no fechamento e abandono dos mesmos. Sobre isso, a 
 Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) por meio de nota, afirmou ao site Bocão News que retomou a posse e está estudando a viabilidade técnica de sua ocupação, através de pesquisa a ser ainda realizada com a comunidade.



Em maio do ano passado, a Justiça determinou a reintegração de posse do restaurante Cantina Cortille. A Polícia Militar realizou a ação de desapropriação solicitada através da Conder, admisnitradora do parque, por desforço incontinenti, depois de configurar abandono de estabelecimento. O processo é referente a uma dívida de R$ 2,5 milhões por falta de cumprimento contratual. Na época equipe do Bocão News esteve no local, mas não encontrou nenhum representante legal do estabelecimento para falar sobre o caso. 




A reportagem visitou o local novamente o local na segunda-feira (17) e constatou brinquedos novos e nada de sujeira. Porém, a falta de segurança foi pontuada por leitores que realizam atividades físicas no local. Questionada sobre o assunto, a Conder afirmou apenas que cabe ao órgão apenas a administração do espaço físico do parque, nos aspectos relacionados com a sua manutenção, limpeza e orientação aos usuários e não comentou o quesito segurança. Porém, em fevereiro do ano passado a equipe do Bocão News esteve no local e registrou que apenas dois vigilantes faziam a vigilância do Parque.

Outro fator que também chamou a atenção dos usuários do Parque Costa Azul e que fora registrado ao Bocão News foi o famoso esgoto que há anos passa a céu aberto pelo meio do local. Sobre o assunto, a Conder informou que o canal existente no local trata-se, na verdade, do leito do rio Camarujipe, que tem a sua desembocadura em um trecho da praia do Costa Azul, não sendo de competência do órgão a sua manutenção.



O Bocão News já busca os responsáveis por este canal afim de encontrar respostas para um local, cujos 55 mil metros quadrados estão se perdendo em degradação, abandono e descaso.



Leia matérias relacionadas: 


Descaso marca gestão da Conder


Segurança do Parque Costa Azul é feita por apenas dois vigias da Conder


“Maníacos do Parque”: homens fazem sexo em banheiro público. Veja vídeo


Presidente do GGB não vê novidade em sexo em locais públicos


Publicada no dia 18 de fevereiro de 2014, às 17h34

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp