Geral

Ato de repúdio lembra mulheres mortas por violência doméstica

Imagem Ato de repúdio lembra mulheres mortas por violência doméstica
Grupo feminista espalhou cruzes pela areia da praia com nomes das vítimas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/03/2014, às 18h24   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher é assassinada a cada 1h30. São, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15 por dia. Os dados alarmantes foram lembrados em um ato de repúdio contra a violência à mulher, na manhã deste sábado (8), no Porto da Barra. Mulheres se juntaram pela causa e em uma demonstração de revolta, porém pacífica, enterraram cruzes de madeira na areia da praia com nomes de vítimas da violência doméstica.



Diariamente, mães, esposas, namoradas são executadas por seus parceiros, sem nenhuma justificativa. Apesar da implantação da Lei Maria da Penha, que pune com mais rigor as agressões contra as mulheres no âmbito doméstico ou familiar, os dados são alarmantes.


Em uma pesquisa realizada pelo Data Popular em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, no fim do ano passado, revela que 70% da população considera que a mulher sofre mais agressão em casa que em espaços públicos. 54% conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro e 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira.



Na Bahia, a Comissão de Direitos da Mulher trabalha para encorajar mulheres a denunciar seus agressores. Outra linha de trabalho é a implantação de mais delegacias de atendimento à mulher, centros de referências e casas de abrigos.

Leia mais:

Dia Internacional da Mulher: dados sobre violência feminina ainda são alarmantes


Veja a galeria de fotos


Nota originalmente publicada às 10h24 do dia 08/03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp