No primeiro domingo (9), após o Carnaval de Salvador, os praticantes de Stand Up Paddle da Flotilha Odoyá, que treinam no Yacht Clube da Bahia, realizaram uma ação de educação ambiental. A limpeza aconteceu nas praias do Porto da Barra e Museu de Arte Moderna, na Baía de Todos os Santos, o grupo recolheu cerca de 1,5 tonelada de lixo que estava concentrado no fundo do mar.
Foram retirados do mar uma geladeira, fogão, duas bicicletas, uma cadeira, pneus, um carrinho de supermercado, ventiladores, ferro de passar roupas, mala de viagens, entre outros objetos inesperados. A iniciativa surgiu entre os atletas amadores e profissionais, comprometidos com a preservação do meio ambiente, sobretudo, preocupados com a Baía de Todos os Santos e de todo o seu ecossistema.
O ECOSUP contou com o apoio do mergulhador Bernardo Mussi e do seu grupo, Fundo da Folia. Há alguns anos Mussi encontrou uma enorme quantidade de lixo concentrado no fundo do mar após o Carnaval, e registrou através de vídeos as latas de cerveja, de refrigerantes, garrafas e embalagens plásticas, abandonadas depois do período da folia.
Para a realização do evento, a Flotilha Odoyá contou com o patrocínio da Unijorge e do apoio da Prefeitura de Salvador, responsável pela remoção do lixo e destinação à reciclagem.