Geral

Monumento Clériston Andrade, atingido por incêndio, começa a ser recuperado

Imagem Monumento Clériston Andrade, atingido por incêndio, começa a ser recuperado
Estrutura foi inaugurada em 1983  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/04/2014, às 10h28   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador deu início a revitalização do Monumento a Clériston Andrade, de Mário Cravo, na Avenida Anita Garibaldi. A estrutura, inaugurada em 1983 foi atingida por um incêndio em outubro do ano passado. A obra de recuperação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes) e executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), com apoio de órgãos como a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Fundação Gregório de Mattos (FGM), Limpurb e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).
Ao todo, a intervenção terá sete etapas. A primeira delas compreende a retirada do revestimento em mármore, da argamassa e da cúpula em fibra de vidro, além da recuperação e tratamento da estrutura metálica e fixação da estrutura em vidro. A segunda e terceira etapas englobam assentamento do mármore novo e das cúpulas de vidro, com tratamento e limpeza, assim como a impermeabilização da laje da cobertura do monumento.
A quarta e quinta etapas envolvem produção, recuperação e assentamento dos bustos e instalação da nova iluminação. Por fim, a sexta e sétima etapas compreenderão a estabilização do espelho d’água e recuperação urbanística do entorno. “Há etapas que podem ser realizadas simultaneamente”, ressalta o presidente da Desal, Marcílio Bastos.
Ainda de acordo com Bastos, o processo de restauração será um trabalho delicado, devido à importância histórica e o valor simbólico agregado a obra. “Podemos dizer que é um trabalho quase artesanal, pois temos que ter o cuidado de revitalizar a obra, sem que ela perca as características originais”, apontou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp