Geral

Fundação José Silveira não administra mais Hospital Espanhol

Imagem Fundação José Silveira não administra mais Hospital Espanhol
Decisão foi motivada por intervenção do Ministério Público  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/04/2014, às 06h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após um ano de prestação de serviço ao Hospital Espanhol, a Fundação José Silveira (FJS) não tem mais convênio com a unidade de saúde. De acordo com o Metro1, as duas instituições firmaram parceria em abril de 2013, ao lado da Real Sociedade de Beneficência Espanhola, para dar apoio à superação da crise do Hospital.

O diretor institucional da Fundação José Silveira, Carlos Dumet, explicou que a FJS nunca assumiu sozinha a gestão do Espanhol, mas trabalhava com auxílio técnico administrativo à unidade. "É importante esclarecer que a Fundação foi convidada no ano passado pela Real Sociedade a fazer parte de um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de auxiliar no processo de retomada do Hospital Espanhol. A gestão do Hospital sempre foi do conselho de administração, formado por membros da Real Sociedade e dois membros do governo", explicou Dumet. 
Em janeiro desse ano a Caixa Econômica Federal solicitou que o modelo de gestão do Espanhol fosse alterado, para que se firmasse um contrato de gestão profissionalizante, segundo Dumet. O administrador disse ainda, que a Fundação até tinha o interesse de tomar a frente do Espanhol, mas não foi autorizada pelo Ministério Público a assumir a gestão plena. "A intenção era que a Fundação José Silveira assumisse isso. Nós consultamos o MP, que não autorizou a celebração desse contrato", disse na manhã desta quarta-feira (23). 
O administrador esclareceu ainda, que a Fundação é cuidada e acompanhada por uma curadoria de fundações do MP, portanto, todas as ações da instituição são previamente encaminhadas por uma manifestação do órgão. Neste caso especifico o promotor visualizou que não haveria muita segurança nessa operação, pois poderia vir a ter algum tipo de prejuízo ao patrimônio da Instituição. Desde segunda-feira (14) a Fundação José Silveira não tem mais nenhuma tipo de participação a qualquer título no Hospital Espanhol.

Publicada no dia 23 de abril de 2014, ás 12h21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp