Geral

Desabamento no Clube Espanhol: titular da Sucom diz que fato poderia ser evitado

Imagem Desabamento no Clube Espanhol: titular da Sucom diz que fato poderia ser evitado
M4 Estruturas Tubulares não se pronunciou sobre o caso   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/04/2014, às 10h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Pelos menos cinco pessoas ficaram feridas em um café da manhã no clube Espanhol, no bairro da Ondina, em Salvador, na manhã deste domingo (27), depois que um toldo montado pela M4 Estruturas Tubulares desabou. O superintendente administrativo do clube, Hermes Campeiro Leiro, de 55 anos, teve um corte na cabeça e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Outro homem ficou ferido no braço e foi levado por populares para o Hospital Aliança, as outras vítimas foram atendidas no local.

Na manhã desta segunda-feira (28), em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, o titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do uso do solo (Sucom), Silvio Pinheiro, afirmou que o desastre poderia ser evitado se antes de montar a estrutura e realizar o evento as devidas licenças municipais fossem solicitadas. “A Sucom não tinha conhecimento daquela instalação e fica aquele questionamento, ‘tem que licenciar ou não?’. Aquela estrutura era provisória e se assemelha a um camarote. Nesse tipo de evento, quando você monta uma estrutura daquela, você tem que licenciar até para que a prefeitura possa atestar que a montagem está sendo feita de acordo com normas técnicas. Se tivesse sido licenciado,  teria evitado. Óbvio que fatalidade acontece”, diz.


Em uma rápida conversa com nossa reportagem, o sócio diretor da M4 Estruturas Tubulares, Almiro Monteiro, não esperou nem ser questionado sobre o caso e limitou-se apenas a declarar que está em viagem e não podia falar no momento.

Ao Bocão News, o diretor do clube, Humberto Campos, esclareceu que há quatro anos o clube não recebe taxa de manutenção dos associados, e na manhã de hoje, eles fizeram uma apresentação do estabelecimento para comunidade.


"Ainda não inauguramos porque falta ligação de luz, mas a obra está concluída. Montamos quatro toldos de 12x12 para esse evento, mas demos o azar de pegar uma ventania que derrubou a estrutura. São peças que desmontam e encaixam, com o vento forte ela desestabilizou. Cinco pessoas sofreram arranhões, mas não foi nada grave", garante.  Ele ainda prometeu procurar a M4 para a empresa se manifeste sobre o caso.



A Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditou a área onde ocorreu o desabamento. De acordo com informações da assessoria da Superintendência de Controle e Ordenamento do uso do solo (Sucom), o clube foi notificado e autuado por não ter licença para a realização do evento, além de não ter solicitado o licenciamento para montagem de estrutura, que é obrigatório. 

Fotos: Gilberto Júnior // Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp