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Tel Telemática pode ser processada em R$ 30 milhões

Imagem Tel Telemática pode ser processada em R$ 30 milhões
Ministério Público do Trabalho que condenação por assédio moral e problemas de segurança  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/04/2014, às 06h21   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



A Tel Telemática e Marketing, empresa de telemarketing já é uma das campeãs em números de ações trabalhistas e de inquéritos civis no Ministério Público do Trabalho na Bahia. Na manhã desta segunda-feira (28), funcionários da empresa, localizada na no Edifício Boulevard Financeiro, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, reclamaram salários atrasados, acúmulo de trabalho e falta de plano de saúde. O MPT pede na Justiça a condenação da empresa, sob multa de R$ 30 milhões, por danos morais coletivos.


Na ação, a Tel Telemática é acusada de assédio moral, jornada excessiva, condições inadequadas de saúde e segurança no trabalho aos 7 mil funcionários. “Ao investigar a empresa por uma denúncia, levantei informações de mais de 100 processos judiciais movidos por ex-funcionários, além de nove inquéritos civis no MPT e isso chamou a minha atenção. De 2010 para cá, o MPT recebeu 97 denúncias contra a Tel Telemática apontando a ocorrência de diversas irregularidades”, relatou o procurador do Trabalho Maurício Brito.

Ainda segundo relatos, os funcionários são impedidos de usar os banheiros livremente, sendo condicionados á autorização dos supervisores. Empregados garantem que alguns já foram penalizados ao passarem dos limites estipulados pelos superiores. O MPT requer ainda melhorias nas condições de saúde, higiene e segurança dos locais de trabalho. Caso a Justiça atenda ao pedido, a empresa terá que implantar programa de prevenção de riscos ocupacionais, realizar exames médicos periódicos, utilizar cadeiras, mesas e demais móveis projetados para evitar riscos à saúde por esforços repetitivos e instituir programa de vigilância epidemiológica, voltado para doenças do trabalho.

Ainda dentre as irregularidades encontradas pelo Ministério do Trabalho estão falhas na iluminação no sistema de condicionamento de ar, treinamento aos empregados para redução de riscos inerentes às atividades desenvolvidas, anotação em carteira de trabalho em até 48 horas após a admissão, pagamento de salários até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, recolhimento do FGTS no prazo e concessão de folgas com intervalo máximo de sete dias, são outras obrigações imposta à empresa na ação. Em caso de descumprimento, o processo prevê multa de R$ 100 mil por infração cometida, mais R$ 5 mil por trabalhador prejudicado.

Descaso

Na manhã desta segunda-feira (28), dezenas de operadores de telemarketing se apresentaram para o trabalho na sede da empresa localizada no Edifício Boulevard Financeiro, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, mas não subiram para o serviço de atendimento para clientes da Caixa Econômica Federal. O motivo: elevadores quebrados no prédio. O problema, que não tem responsabilidade com a Tel Telemática, passou a fazer parte da pauta de reclamações dos trabalhadores a partir do momento em que, segundo as denúncias, passaram a receber ameaças de advertência e demissão por justa causa caso não se apresentassem no ambiente de trabalho. Para isso eles devem subir 11 andares.

Com informações do repórter Alessandro Isabel



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