Geral

Preços de medicamentos devem subir até 6,01%

Publicado em 09/03/2011, às 21h36   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Medicamentos com preços controlados pelo governo - cerca de 20 mil itens - devem sofrer reajuste entre 3,54% a 6,01%, dependendo da categoria a que pertencem, a partir do próximo dia 31. Este será o maior percentual desde 2006. Os valores foram calculados a partir de resolução publicada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) no Diário Oficial, com normas para o aumento.

Os novos preços devem ser mantidos até março do próximo ano. Medicamentos de alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores determinados pela CMED e os preços podem variar de acordo com a determinação do fabricante.

A resolução, assinada em 28 de fevereiro, não define os porcentuais do reajuste. O cálculo leva em conta uma série de fatores. O primeiro deles é o IPCA acumulado entre março de 2010 e fevereiro de 2011, a competitividade de determinado remédio no mercado, avaliada pelo nível de participação de genéricos nas vendas. Quanto maior a participação de genéricos nas vendas de cada segmento, maior o porcentual de reajuste permitido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp