Geral

Em dia de jogo do Irã em Salvador, GGB lança exposição sobre homofobia

Imagem Em dia de jogo do Irã em Salvador, GGB lança exposição sobre homofobia
Homossexuais tem pena de morte no país  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/06/2014, às 08h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Para protestar contra a homofobia, o Grupo Gay da Bahia (GGB) lança nesta quarta-feira (25), dia em que o Irã enfrenta a Bósnia na Copa do Mundo, a exposição Irã – O Inferno dos Homossexuais.

Luiz Mott, fundador do GGB, explica que, em todo o mundo, 76 países adotam leis contra o homossexualismo - as punições variam da prisão à tortura. Em mais sete, é praticada a pena de morte. O Irã é um desses países.

Por isso, o grupo escolheu o dia do jogo para inaugurar a exposição e defender o fim de penas contra os homossexuais. “O objetivo da exposição é pressionar a ONU [Organização das Nações Unidas] e o Brasil para que sejam abolidas a pena de morte e as leis homofóbicas”, disse para a reportagem da Agência Brasil.

Ele explica que a mostra vai exibir 30 fotos com cenas difíceis de se ver, mas que fazem parte do cotidiano de homossexuais em pelo menos sete países: a execução, por apedrejamento, açoite ou decapitação. O material foi reunido a partir da doação de fotos enviadas por gays iranianos exilados nos Estados Unidos e na Europa, bem como pela Associação Internacional de Gays e Lésbicas (Ilga, na sigla em inglês).

Segundo Mott, essa também é uma forma de denunciar “que o Brasil é o cemitério dos gays”. Ele lembra que, enquanto no Irã são executados um a dois LGBTs - lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - por ano, aqui são 300 mortes, em média, no mesmo período. Apenas entre 2013 e 2014, segundo dados do GGB divulgados em maio, o número de mortes representou um assassinato a cada 28 horas no país.

A exposição sobre a homofobia na República Islâmica do Irã pode ser vista na sede da entidade, no bairro Pelourinho, das 10h às 18h, até o fim de julho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp