Geral

Políticos baianos lamentam morte de João Ubaldo

Publicado em 18/07/2014, às 16h44   Redação Bocão News (Twitter @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos políticos baianos enviaram notas à imprensa lamentando a morte do escritor nascido na Ilha de Itaparica João Ubaldo Ribeiro. Entre os emais recebidos pela reportagem do Bocão News estão o de Marcelino Galo (PT), Sérgio Passos (PSDB) e dos candidatos ao Senado Otto Alencar (PSD) e Eliana Calmon (PSB). Abaixo, seguem as notas na íntegra.

Presidente do PSDB-BA lamenta morte do escritor João Ubaldo

O presidente estadual do PSDB na Bahia, o ex-deputado estadual Sérgio Passos, lamentou profundamente a morte do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, afirmando que a literatura está de luto. “Perdem tanto a Bahia quanto o Brasil e a intelectualidade de todo o mundo. Estamos todos de luto pelo falecimento do filho mais ilustre da Ilha de Itaparica”.

Passos disse ainda que o importante e diversificado legado literário de João Ubaldo, seu trabalho como jornalista, servirão de exemplo para as gerações “Seus artigos, livros, peças de teatro e a divulgação de toda a sua obra pela televisão e no cinema mostram a importância deste baiano de Itaparica para a literatura mundial. Meus sentimentos à família”.

Otto Alencar lamenta perda do escritor João Ubaldo Ribeiro

“A Bahia e o Brasil perderam hoje um dos seus maiores expoentes da literatura, João Ubaldo Ribeiro, que orgulhava tanto nosso estado ocupando uma cadeira na Academia Brasileira de Letras”, lamentou Otto Alencar, candidato ao Senado pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”.

Ao tempo que se solidariza com a família e amigos, Alencar destacou ainda os livros “Viva o Povo Brasileiro” e “Sargento Getúlio”, obras do escritor, como grandes clássicos da literatura nacional.

Marcelino Galo lamenta morte de João Ubaldo Ribeiro

O deputado estadual e candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores, Marcelino Galo, registrou moção de pesar, na Assembleia Legislativa, pela morte do escritor e romancista João Ubaldo Ribeiro, na madrugada desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro. Cumprindo agenda em Itabuna, no sul do estado, Galo lembrou, em postagem no Twitter, que “a Ilha de Itaparica perdeu, em 2014, duas das suas maiores referências contemporâneas. A Bahia dois apaixonados e defensores do arquipélago. Professor Everaldo Queiroz, um dos maiores conhecedores da Baía de Todos os Santos, e agora João Ubaldo Ribeiro. Registro aqui, portanto, meu pesar pelo falecimento de João Ubaldo Ribeiro. Sua obra é importante legado à Bahia, a Ilha e a nossa cultura”, escreveu Marcelino.

Eliana Calmon lamenta morte de João Ubaldo Ribeiro

"João Ubaldo foi um dos poucos escritores baianos que soube retratar a Bahia periférica, com profundida, com um olhar especial sobre a vida simples", lamentou a candidata a senado da coligação "Coragem para mudar a Bahia", Eliana Calmon (PSB) que tem Lídice da Mata como candidata a governo do Estado. O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada desta sexta-feira [18.07], vítima de uma embolia pulmonar.

Eliana lembrou que conheceu o escritor através do pai dele, Manoel Ribeiro, que por diversas vezes insistiu para que ela lecionasse Direito Civil na Universidade Católica do Salvador. "Eram cópias fiéis um do outro, físicas e intelectuais. Aprendi a admirar João por causa do pai dele". Segundo a ministra, o escritor deixa uma lacuna impossível de ser preenchida. "Poucos tiveram a capacidade de mostrar a índole do baiano e do brasileiro como João Ubaldo, e ninguém amou tanto a Ilha de Itaparica e a tornou conhecida como ele".

Entre as obras de João Ubaldo Ribeiro, as mais famosas são "Viva o povo brasileiro", "A arte de roubar as galinhas", “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos” e “A casa dos budas ditosos”. Em 2008, o escritor ganhou o prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura brasileira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp