Geral

Secretário de Segurança recebe ABI e Sinjorba para ouvir reivindicações

Kelly Rosana/SSP
A reunião serviu para os jornalistas denunciarem as constantes ameaças devido ao ‘Caso Geovane’  |   Bnews - Divulgação Kelly Rosana/SSP

Publicado em 28/08/2014, às 21h06   Redaçao Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Na tarde desta quinta-feira (28), o secretário estadual de Segurança Pública da Bahia (SSP), Maurício Barbosa, recebeu integrantes das entidades que representam os jornalistas baianos. O encontro aconteceu por sugestão do Conselho de Comunicação Social da Bahia, e esteve presente também a secretária de Comunicação Social, Marlupe Caldas, que ao lado de Maurício, ouviu as principais reivindicações dos jornalistas em relação à atuação policial.



O caso que ganhou mais destaque nas reclamações dos comunicadores foi as ameaças sofridas por aqueles que estão ligados à cobertura do ‘Caso Geovane’, jovem que foi morto e a sua última aparição foi em abordagem policial. A ABI enviou ao governador do Estado, Jaques Wagner, um documento em repúdio às intimidações profissionais, recebido na tarde de quarta-feira (27) pelo titular da SSP.

Outro fato lembrado pelo presidente da ABI, Walter Pinheiro, foi o abuso policial contra jornalistas durante as manifestações populares no período da Copa da Confederações. A direção da entidade cobrou medidas mais enérgicas da SSP em relação às más condutas dos policiais.

Posterior aos relatos dos jornalistas, o secretário divulgou algumas medidas da pasta para preservação dos profissionais de comunicação e para a garantia da liberdade de imprensa. Também expôs as dificuldades encontradas para a aplicação de penalidades mais severas a policiais que dificultam a atuação dos jornalistas.

"Para adotarmos medidas mais efetivas contra este tipo de conduta é preciso que as vítimas formalizem as denúncias", disse. De acordo com ele, depoimentos e a colaboração para busca de provas são indispensáveis para o encaminhamento de um inquérito policial coeso à Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp