Geral

Previsão aponta chuvas e trovoadas no fim de semana

Imagem Previsão aponta chuvas e trovoadas no fim de semana
Temporais têm origem nos ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/03/2011, às 11h29   Jota Júnior



Chuvas, trovoadas e céu nublado vão dominar o fim de semana em Salvador e cidades da Região Metropolitana, segundo previsão do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) válida desta sexta-feira (25) a domingo (27). De acordo com o Serviço de Meteorologia do Ingá, a intensificação dos temporais é fruto da ação de ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico, fenômeno conhecido como Zona de Convergência Intertropical do Atlântico Sul (Zacs).

Os meteorologistas do Ingá prevêem a possibilidade de ocorrência de chuvas fortes em alguns pontos da capital e cidades do entorno, acompanhadas de raios e trovoadas, já a partir da noite desta sexta-feira. Para grande parte do interior da Bahia, a previsão é de céu encoberto e chuvoso. Mínima de 18ºC em Morro do Chapéu e, máxima, de 33ºC em Juazeiro e Milagres.

De acordo com ometeorologista Ricardo Rodrigues, nas regiões nordeste, Recôncavo, setor leste da Chapada Diamantina, sudoeste e sul do estado, o céu deverá manter-se nublado com chuvas significativas e temperaturas oscilando entre 20°C (mínimas) e 31°C (máximas).  “As chuvas nessas áreas do Estado, também serão devido aos ventos úmidos que vêm do mar. Já as temperaturas mais baixas do estado, com mínima de até 19°C, são esperadas para as regiões serranas da Chapada e Sudoeste”.

Por outro lado, segundo o meteorologista, nas regiões norte, oeste e São Francisco, a atuação da Zacs e a umidade vinda da região amazônica associadas ao calor, ainda serão os principais responsáveis por manter o céu encoberto e com chuvas fracas. Nessas regiões as temperaturas mínimas previstas deverão ficar em torno dos 20°C e as máximas chegando aos 32°C. “Contudo, é importante ressaltar que, no mês de abril, as chuvas já começam a diminuir na faixa centro-oeste da Bahia”, explica Ricardo.

Fotos/Gilberto Júnior

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags

Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)