Geral

Agentes de limpeza comemoram Dia do Gari: "Vim em busca da felicidade e encontrei na profissão"

Betto Jr/Secom
Comemorado em 16 de maio, Dia do Gari traz reflexão sobre vida e rotina dos agente de limpeza nas cidades  |   Bnews - Divulgação Betto Jr/Secom

Publicado em 16/05/2023, às 12h52   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Há 15 anos uma figura chegou ao Centro Histórico de Salvador, no Pelourinho, e desde então, bem cedinho, segue a rotina de chegar na região, receber o sol e as primeiras movimentações de pessoas e começa a deixar o ponto turístico novo em folha. Essa é a Delsyjane do Nascimento, quilombola do Recôncavo Baiano, de São Francisco do Conde, e gari "com muito orgulho".

No Dia do Gari, comemorado em 16 de maio, a reportagem do BNews, detalha a história de dois profissionais de limpeza na capital baiana que encontraram na profissão motivos para sorrir e realizar sonhos.

Conhecida pela galera como "Jane do Pelô", a gari se estabeleceu em Salvador em 2002, quando saiu de São Francisco do Conde "em busca da felicidade". E ela encontrou na profissão de agente de limpeza, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

"Acordo quatro da manhã para ir ao trabalho, para o Centro Histórico, onde trabalho há 15 anos. Sou recepcionada pelos moradores de rua, animais e comerciantes. Sou feliz e tenho orgulho de ser gari. Não sei se em outra profissão eu teria essa felicidade toda que eu tenho", diz a moradora do bairro de Pau da Lima.

Em paralelo a sua profissão, Delsyjane também é cantora e compositora, e buscou no Pelourinho inspiração para aflorar seu talento. "É uma dádiva estar no Pelourinho. É um local que me acolheu, que foi minha mãe e meu pai. É o local onde busco energias para cantar e compor. Só tenho gratidão de estar trabalhando aqui. Aprendi a valorizar esse local que me dá inspiração", revela.

Reprodução/Instagram
Jane do Pelô (à esquerda) também é cantora e compositora

Através do seu trabalho e carinho com o próximo, Jane do Pelô reconheceu que pode oferecer, além da limpeza das ruas, algo a mais para a população carente do Centro Histórico. Este ano, ela fará o Enem para entrar na faculdade e cursar serviços sociais.

"Estou ansiosa. Estudo nos tempos vagos e espero realizar esse sonho. Tem relação comigo pois lido com a população de rua, com animais jogados fora, e a gente tem a oportunidade de dar carinho e amor", pontua.

É acreditando no amor que ela também vence barreiras do preconceito e conquista o respeito dentro da sociedade baiana. 

"Eu tenho sempre essa frase comigo: 'O amor vence o medo e ódio'. Eu adquiri respeito diante a minha comunidade, colegas de trabalho e sociedade. Tenho orgulho de ser a mulher que eu sou, de ter uma companheira que está comigo nos momentos bons e ruins, e sou feliz como mulher lésbica", indica.

"Tem o lado do preconceito, mas a gente vence com amor", Delsyjane do Nascimento.

Quebradeira e conscientização

É no bairro de Pernambués que um homem sai contagiando os moradores com todo o swingue enquanto faz as coletas de lixo de porta em porta. Alex da Silva, o @Gari Quebradeira de Salvador é personagem que contagia as crianças, viralizou nas redes sociais e usa sua exposição para conscientizar a população.

"Eu sou conhecido assim em Salvador por passar alegria, felicidade e muita quebradeira, levando a dignidade para a população e para a cidade de Salvador. O povo viu isso e sei apaixonou pelo Gari Quebradeira", revela Alex, que atua como agente de limpeza há dois anos.

Através das redes sociais, ele pretende mostrar que mesmo com dificuldades há motivos para sorrir.

"Nas redes sociais eu passo energia positiva. Sabemos que nossa vida é dura, mas não podemos esmorecer para que as pessoas também vejam na gente a motivação e dizer: 'Rapaz, esse cara trabalha com lixo e tá alegre assim?'. Então eles me chamam e também transmitem alegria para mim", diz.

O Gari Quebradeira não tinha como objetivo atuar como agente de limpeza em Salvador, mas após o convite de um amigo tudo mudou. "Nunca imaginei estar aqui, mas vim e gostei. Atuo pela região de Pernambués, que é minha segunda casa, onde tem energia positiva e é onde gosto de estar", pontua.

Arquivo pessoal
Gari Quebradeira é alegria e muita dança por onde passa

É em meio a abraços, gritaria da criançada e muita dança quando chega no bairro, que Alex se diz realizado com a profissão. "Relação com a criançada? 'Avemaria'! Quando chego é todos eles me chamando, com abraços, gritaria. Eu me empolgo, vou pro meio, meto dança e vejo como é gratificante ver a alegria de uma criança. É muito bom estar com elas também", conta feliz.

O gari também traz informações sobre os descartes apropriados de materiais perfurocortantes, o que pode tornar a profissão do agente de limpeza perigosa em algumas situações.

"Eu sempre toco nesse assunto de conscientizar a galera de não jogar materiais como vidros, facas e seringas de qualquer jeito, pois é prejudicial para a gente. Metemos a mão ali, temos treinamento adequado, com cuidado, mas as pessoas também podem evitar. Quando tiver esses materiais, coloque em uma caixa, isole, identifique, para a gente chegar e poder descartar da melhor forma", indica.

Na data especial, além de comemorar com orgulho a profissão da sua vida, o Gari Quebradeira também aponta para as melhorias necessárias à categoria.

"Nessa data especial a gente comemora por esse belo trabalho que fazemos na cidade de Salvador, recebendo moral da população. Mas também é um dia de reivindicação, como melhoria das condições de trabalho, de salário que nós merecemos, então ficam esses dois motivos, comemorar e reivindicar", finaliza.

Agentes de limpeza mandam mensagem em homenagem ao Dia do Gari:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp