Salvador

Chuva deve continuar caindo em Salvador durante esta semana; confira previsão

Dinaldo Silva/BNews
Frente fria deve fazer o tempo ficar fechado em Salvador  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 15/05/2023, às 19h36   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Parece que o cacau vai continuar caindo em Salvador durante esta semana. De acordo com boletim da Codesal, resquícios de uma frente fria e ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico devem fazer o tempo continuar fechado na capital baiana. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Nesta terça (16) e quarta-feira (17), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. Também há riscos de deslizamentos de terra. Para quinta-feira (18), a chuva deve apertar um pouco. Uma nova frente fria é esperada entre os dias 23 e 24.

O bairro de Mussurunga registrou 334 mm de chuva desde o início do mês, 13,83% a mais do que a média histórica de maio, que equivalente a 302,2 mm, segundo a estação de referência do Inmet, em Ondina. Outras localidades também já apresentaram acumulados de chuvas superiores à normal climatológica, a exemplo de Itapuã (319 mm), Mont Serrat (310,9 mm) e Pitatã (303,4 mm), dados atualizados às 16h.

Maio é tipicamente o mês mais chuvoso do ano na capital; já abril, de forma atípica, registrou pouca chuva para a média histórica prevista para o período.

Dados divulgados pela Defesa Civil (Codesal) apontam que, em 15 dias, a capital baiana acumula 215,2 mm de chuvas, cerca de 71% do total previsto para todo o mês de maio - 302,2mm. E a situação deve continuar a mesma nesta semana.

Plantão

As equipes da Codesal atuam em regime de plantão 24 horas, junto aos demais órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que também se fazem presentes, retirando vegetação, escombros, desobstruindo canais, entre outros, para garantir a segurança da população de Salvador.

A Codesal recomenda que as pessoas fiquem atentas e, na percepção do risco, se afastem imediatamente, procurem um local seguro, acionem o órgão pelo 199 e aguardem um técnico da Defesa Civil possa ir ao local realizar vistoria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp