Geral

Amor além do sangue: conheça a história de padrastos que exercem a função de pai

Ilustrativa/ Reprodução
O amor paterno vai além do sangue para estas famílias  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/ Reprodução

Publicado em 14/08/2022, às 07h00   Franciely Gomes


FacebookTwitterWhatsApp

Ter uma figura paterna é muito importante na formação do indivíduo, seja com um tio, avô, irmão mais velho ou qualquer outro homem que exerça a função de pai. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cerca de 53,9 mil crianças não tiveram o nome do pai reconhecido na certidão de nascimento, em 2021.

Com um amor que ultrapassa a ligação sanguínea, até porque como diz o ditado popular “pai é quem cria”, muitos padrastos acabam exercendo a função integral de pai na vida de diversas pessoas. Nesse Dia dos Pais, a reportagem do Bnews conversou com cinco jovens, que contaram suas histórias e explicaram como encontraram essa ligação tão forte e verdadeira. Confira:

Kailane Vitória e Fernando Gualberto

kailane
Imagem: Reprodução/ Acervo pessoal

Presentes na vida um do outro há quase 10 anos, Kailane Vitória, de 19 anos, e Fernando Gualberto construíram uma relação baseada em muito amor e responsabilidades. Com um pouco de ciúmes no começo, ele foi conquistando o afeto da estudante de pedagogia aos poucos e ocupando um espaço que faltava, por conta da ausência do pai biológico.

“Hoje eu digo que Fernando pra mim é tudo. Desde o início ele me tratou como filha, dizia pra todos que eu era a filha dele. Meu pai biológico foi ausente na minha vida por muitos anos e ele nunca deixou essa falta que meu pai fazia me afetar tanto. O mês de agosto pra mim era um terror, porque eu nunca tinha um pai nas apresentações da escola, mas quando ele chegou tudo mudou”, afirmou ela.

Apesar de não conviverem tanto quanto antes, após a separação com a  mãe dela, Kailane afirma que o carinho entre os dois se mantém vivo. “Hoje em dia ele não mora mais com a minha mãe, mas mesmo assim faz questão de estar presente na minha vida e na da minha irmã mais nova, fazendo o possível e o impossível para o nosso bem estar”, completou.

Graziele Santana e Emanuel Amparo

grazi
Imagem: Reprodução/ Acervo pessoal

O romance entre a mãe de Graziele Santana, de 19 anos, e Emanuel Amparo surgiu em uma festa e de cara a garota já sentiu uma conexão bem forte com ele, que fazia de tudo para conquistar o carinho dela e da irmã, levando para brincar e conhecer diversos lugares em família. Com o passar do tempo, os dois foram construindo uma relação cada vez mais forte e se tratam como pai e filha.

“Meu pai biológico não é exatamente um exemplo de pai, então eu fui crescendo sempre com Manoel como um pai e o vejo assim até hoje. Eu criei até um apelido especial para ele, que somente eu, minha irmã e as pessoas próximas a mim o chamam assim. Ele veio morar com a gente muito cedo e basicamente esteve comigo na maior parte da minha vida”, contou.

Monique Ellen, Beatriz Gomes e Oberdan Farias

monique e beatriz
Imagem: Reprodução/ Acervo pessoal

Oberdan Farias recebeu amor em dose dupla ao entrar para a família de Monique Ellen, de 20 anos e Beatriz Gomes, de 17. Ao se relacionar com a mãe das garotas, o rapaz acabou ganhando duas filhas de presente, que fazem questão de deixar claro o carinho que sentem pelo pai do coração.

Primogênita da família, Monique conta como recebeu o rapaz em sua vida: “Eu não tinha alguém que fizesse o papel de pai na minha vida, pois meu pai biológico não morava no mesmo estado que eu e ele tinha uma vida muito corrida. Então meu padrasto veio pra suprir a necessidade da falta de um pai que eu tive no decorrer do meu crescimento. Ele cuida de mim, me protege, dá diversos conselhos e sem dúvidas, parte do que eu sou hoje devo a ele”.

“Ele é o equilíbrio da família, dessa relação. Ele faz o papel de pai mesmo sem ter essa ligação sanguínea e eu sou muito grata por isso, até porque eu não sabia que era possível encontrar a figura paterna em outra pessoa, que não fosse o seu pai biológico. No coração dele eu encontrei o amor e o carinho sincero de um verdadeiro pai”, completou a jovem.

Com apenas 17 anos, Beatriz conta que era bem novinha quando Dan, como é conhecido popularmente, começou a fazer parte da sua família. “Apesar de eu já ter o meu avô presente na minha vida como uma figura paterna desde pequena, ele não morava comigo. Já meu padrasto, desde que ele entrou na minha vida, esteve sempre presente, de todas as formas possíveis, dos carinhos às brigas, dos cuidados aos puxões de orelha”, disse.

“Esse assunto sobre paternidade é um assunto muito delicado para mim, mas quando falam o nome PAI não me vem outra pessoa na mente que não seja ele, sabe? Mas hoje sou muito grata a Deus principalmente por ter me proporcionado viver esse tempo todo ao lado de um homem como ele. Eu sou muito feliz por ele ser a minha referência paterna, meu amor por ele é incondicional”, afirmou.

Karol Mota  e Adelmo Cerqueira

A história de amor entre Adelmo Cerqueira e a mãe de Karol Mota é digna de filme. De acordo com a jovem, os dois foram o primeiro amor um do outro e acabaram se reencontrando anos depois. “Ele foi o primeiro namorado da minha mãe, depois de anos que eles se reencontraram através da irmã da minha mãe. Ele já estava separado há alguns anos e minha mãe também, conversaram e daí foi surgindo o sentimento e a vontade de ficarem juntos”, contou.

Embora a relação entre o casal tenha sido emocionante, a designer de interiores, atualmente com 20 anos, ficou um pouco receosa com a presença repentina do rapaz em sua vida. “Minha relação com ele é ótima, apesar de no início eu ter ficado um pouco enciumada. Acabei ficando muito tempo com minha mãe sozinha e o fato de ver ela com outra pessoa, dividir meu tempo com ela e até mesmo aqui em casa quando ele vinha”, afirmou.

Entretanto, Karol e Adelmo conseguiram deixar as diferenças de lado e construíram um laço familiar. “Com o passar do tempo vi que era besteira minha sabe ? Ele é uma pessoa incrível, fez minha mãe feliz. Hoje em dia que tenho Leon [filho dela] ele se faz muito presente, e não só porque moramos todos na mesma casa, é dele esse clima de família, sabe? E o carinho que ele tem por mim e por Leon é surreal”, finalizou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp