Geral

Arqueólogos descobrem semestre de uvas citadas na bíblia que possuem mais de 1,1 mil anos

Guy Bar-Oz, Universidade de Haifa
“Quando chegaram ao Vale de Eshkol, eles cortaram um galho com um único cacho de uvas", diz um dos trechos da bíblia em que a uva é citada  |   Bnews - Divulgação Guy Bar-Oz, Universidade de Haifa

Publicado em 14/05/2023, às 17h11   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Sementes de uva de 1,1 mil anos atrás foram encontradas durante uma escavação em Israel. Os arqueólogos afirmam que o DNA de uma das amostras confirmou se tratar de uma variedade citada na Bíblia, no momento em que Jacó abençoa seu filho, Judá.

Gênesis 49:11; “Ele amarrará seu jumento a uma videira, seu jumentinho ao ramo mais escolhido; ele lavará suas vestes no vinho, suas vestes no sangue das uvas”), diz o trecho bíblico.

Os arqueólogos buscaram nas amostras matéria orgânica utilizando uma técnica chamada espectroscopia infravermelha. Os resultados foram comparados com bancos de dados.

De acordo com a revista Galileu, a pesquisa divulgada em 4 de maio foi conduzida pelo laboratório paleogenético do Museu Steinhardt de História Natural da Universidade de Tel Aviv e pela Universidade de Haifa. No total, foram encontradas de 16 sementes no chão de uma sala no sítio arqueológico de Avdat, onde está localizada uma cidade em ruínas desérticas.

Ainda na bíblia, dessa vez em Números 13:23, essa uva é mencionada: “Quando chegaram ao Vale de Eshkol, eles cortaram um galho com um único cacho de uvas. Dois deles o carregavam numa vara entre si”, diz o trecho ao se gigantesco cacho de uvas trazido pelos homens enviados por Moisés para explorar a terra.

Ainda na publicação, o líder das investigações, o professor Guy Bar-Oz, da Universidade de Haifa, afirma que escavações no Neguev nos últimos anos revelaram "uma florescente indústria vinícola dos períodos bizantino e árabe inicial (por volta do quarto ao nono séculos d.C.)".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp