Geral

Atleta bicampeão Norte-Nordeste morre após engolir abelha durante treino

Reprodução/Redes Sociais
Nos primeiros dias de internação, o atleta bicampeão precisou fazer uma bateria de exames que indicavam que ele ainda tinha vida  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 31/03/2023, às 17h01   Camila Vieira



Bicampeão Norte-Nordeste de remo pelo Clube do Remo, o atleta Waldonilton de Andrade, morreu ao engolir uma abelha. Após digerir o animal, ele começou a passar mal. Os parentes contam que o Samu foi acionado, mas demorou a chegar. O incidente ocorreu no início da manhã do dia 6 de março, quando o atleta liderava uma equipe de ciclistas na orla. A família se queixa da falta de atendimento médico imediato. Os familiares pontuaram que espaço onde o ciclista costumava treinar é muito procurado para atividade de lazer e esporte de alto rendimento em Manaus, mas não há suporte médico no local.

A irmã do atleta contou, ainda, que após o desespero das pessoas para tentar ajudar, um sargento do Corpo de Bombeiros chegou até o local onde Waldonilton estava e conseguiu reanimá-lo. Em seguida, ele foi socorrido para a unidade de saúde mais próxima, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, que fica a 8,4 km do local do incidente, no bairro Compensa, Zona Oeste. De lá, o atleta foi encaminhado para o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na Zona Norte, onde havia uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível para ele, segundo a família.

Nos primeiros dias de internação, Waldonilton precisou fazer uma bateria de exames que indicavam que ele ainda tinha vida. Até que no dia 23 de março, o atleta não apresentou mais sinais vitais. “O médicos falaram para gente é que o cérebro consegue ficar até três minutos sem oxigenação. Se tivesse tido um atendimento adequado, um médico, um bombeiro, ou então um posto de saúde, alguém poderia ter ressuscitado o meu irmão. Mas como ele passou mais de três minutos, demorou para ser levado ao Joventina, ele não aguentou. Nenhuma pessoa aguentaria”, lamentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp