Geral
por Anderson Ramos
Publicado em 06/12/2025, às 20h58
Em resposta à recente onda de feminicídios no Brasil, mulheres de todos os estados convocam uma mobilização nacional no próximo domingo (7) com o lema ‘Mulheres Vivas’.
Os atos acontecem em cidades de todas as regiões do país. Na Bahia, as manifestações serão realizadas em Arraial D’Ajuda e Vitória da Conquista. No dia 14 será a vez de Salvador receber o ato, que vai acontecer na Barra.
Estão previstas intervenções artísticas, leitura de manifestos, homenagens às vítimas e ações conjuntas com movimentos sociais e grupos femininos. Entre as reivindicações da mobilização nacional, estão:
Veja o mapa de atos pelo Brasil:
Ver essa foto no Instagram
ONDA DE FEMINICÍDIO
Nos últimos dias vários casos de violência contra a mulher chocaram o Brasil. Um mais recente foi o da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos, 25 anos, que foi morta e teve o corpo carbonizado por um colega de farda.
A situação chamou atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na terça-feira (2) fez um discurso no qual relembrou os episódios recentes: como o da mulher que foi arrastada e teve as pernas amputadas; outra que foi morta e queimada, grávida e mãe de outros três filhos e da mulher que levou quatro tiros na segunda-feira (1º).
Lula afirmou que, a partir de agora, pretende iniciar um movimento nacional de homens contra os “animais” que maltratam mulheres. “Eles precisam é de lição de caráter, dignidade e respeito às nossas companheiras. O homem não nasceu pra bater em mulher”, declarou.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato