Geral

Atual presidente do Crea-BA busca reeleição e exalta gestão: 'Colecionar conquistas para os profissionais'

Divulgação/Arquivo pessoal
Joseval Carqueija é presidente do Crea-BA desde 2021 e é um dos fortes candidatos a assumir o Conselho  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Arquivo pessoal

Publicado em 02/09/2023, às 15h16   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

No próximo dia 17 de novembro, os filiados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) vão escolher um novo presidente. A votação acontecerá de forma virtual, no período de 8 às 19h.

O atual presidente, o engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, busca a reeleição. Ele, que está a frente do Conselho desde 2021, rebateu as críticas apresentadas por outro candidato, Ubiratan Félix, além de apresentar seus feitos enquanto chefe.

Ao BNews, Ubiratan, mais conhecido como Bira, afirmou que uma de suas propostas é diminuir o valor da anuidade do Crea. Em resposta, o atual presidente rebateu que a ideia mostra "total falta de conhecimento e despreparo aos profissionais, prometendo algo que ele não poderá cumprir".

"O Crea-BA é um órgão público federal, a Lei Federal nº 12.514/2014 fixa as regras de anuidade e reforça que os valores serão corrigidos por INPC. Além disso, quem determina aumento dos valores é o Conselho Federal (Confea) e não os Creas”, reforçou Carqueija que destaca ainda sua defesa pelo congelamento de anuidades em todas as ocasiões possíveis junto ao Confea.

No mesmo sentido, Joseval afirmou que um de seus desejos, caso reeleio, é ampliar o desconto de recém-formado para até três anos pós formado, pois acredita que esse é o tempo que o profissional está ingressando e se estabelecendo no mercado. Atualmente, os novos engenheiros têm 90% de desconto.

O candidato também afirmou que, após nove anos sem realizar concurso público, o Crea-BA terá novos servidores a partir de setembro, visando fiscalizar e melhorar o atendimento aos profissionais e sociedade.

"Ao longo dos anos o Conselho perdeu funcionários, outros se aposentaram e isso não acompanhou o desenvolvimento do Estado e o aumento do número de profissionais registrados. Por isso, realizamos concurso público para suprir carências imediatas e vamos realizar novo concurso para outras demandas”, disse.

“Não prometo o que não posso fazer nem o que a Lei não me permite. Mesmo discordando e lutando para que algumas legislações, principalmente no âmbito do Conselho Federal mude, eu preciso seguir pois respondo perante aos órgãos federais e tenho um nome a zelar”, destacou Carqueija.

De acordo com Joseval Carqueija, está em curso uma parceria com o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, para incentivo de startaps que irão compor o Hub da Construção Sinduscon, com o principal objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos voltados a otimizar o tempo das obras e sustentabilidade das mesmas.

Outra parceria, firmada em 2022, que o atual presidente deseja manter caso seja reeleito, é com a TV Alba. Em conjunto, um projeto da Revista do Crea-BA discute temas das áreas tecnológicas e consolidada há 20 anos tem tido os temas discutidos transformados em matérias para TV no Alba Notícias com o quadro Bahia de Oportunidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp