Geral

Balão é derrubado por jatos d'água após invadir espaço aéreo de aeroporto; assista

Imagem Balão é derrubado por jatos d'água após invadir espaço aéreo de aeroporto; assista
A legislação brasileira diz que produzir, vender e soltar balões é crime ambiental  |   Bnews - Divulgação
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 25/02/2024, às 13h58


FacebookTwitterWhatsApp

Um balão foi derrubado por jatos d'água antes de cair em uma das pistas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (25). O objeto invadiu o espaço aéreo do aeroporto por volta das 8h. As informações são do Uol. 

Imagens da AviationTV, plataforma que monitora os procedimentos do terminal, mostraram o momento em que o artefato, que já voava sem muita força, estava prestes a atingir o solo. Na sequência, um caminhão-pipa atirou jatos d'água no balão. 

O vídeo mostra o exato momento em que o veículo, acompanhado de uma equipe em terra, disparou água no objeto. Em seguida, o artefato caiu no chão, evitando um incêndio e possíveis atrasos de voos. 

Assista: 

O caminhão-pipa jogou mais água para assegurar que a bucha do balão estava definitivamente apagada. Um avião da Fab (Força Aérea Brasileira) foi forçado a adiar a adiar o pouso até que a pista ficasse completamente desobstruída. 

A concessionária RIOGaleão, responsável pelo aeroporto, informou que o balão foi retirado e não houve nenhum impacto na operação. 

Produzir, vender e soltar balões é crime ambiental, diz a legislação brasileira. A Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê de 1 a 3 anos de prisão e multa. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp