Geral

BNews Explica: Entenda a origem e por que é comemorado o Dia da Mentira em 1º de abril

Foto de aceofnet na Unsplash
Dia da Mentira é comemorado em todo o mundo no primeiro dia de abril  |   Bnews - Divulgação Foto de aceofnet na Unsplash

Publicado em 01/04/2024, às 10h24 - Atualizado às 11h35   Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

“Quem nunca contou uma mentira que atire a primeira pedra” ou “mentira tem perna curta” são frases geralmente associadas a hábitos ruins, que se opõem à verdade. Mas até a mentira tem uma data para chamar de sua, e no dia 1º de abril, ela é liberada. Mas você sabe a origem do Dia da Mentira

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Origem do Dia da Mentira 

O Dia da Mentira surgiu na Idade Média, sendo propagado na França, no século 16. Nessa época, o calendário era diferente do atual, chamado de calendário gregoriano, e a nação francesa começava o ano no dia 1º de abril, seguindo o calendário juliano. 

Porém, o rei Carlos IX decidiu adotar o formato moderno, em 1564, o que não foi aceito pela população de imediato, provocando protestos. 

1º de abril virou o Dia da Mentira 

Com o decreto do novo calendário, a população que continuou resistente à mudança da data passou a ser chamada de “bobo de abril”, sendo alvo de diversas piadas e brincadeiras, desde convites para festas de ano novo imaginárias, presentes falsos e cartões de comemoração vazios. 

Desde então, o 1º de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira e se espalhou por todo o mundo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp