Geral

BNews Gastrô: chef promete aproveitar 100% da carne suína; saiba como

Divulgação
Após período distante do restaurante O Porco, na Pituba, Chef Sandro Borges anunciou seu retorno no início do mês de outubro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/10/2023, às 05h30   Tairine Ceuta


FacebookTwitterWhatsApp

Além de fundador e chef do restaurante O Porco, especializado em carne suína, o chef Sandro Borges também é idealizador da Varanda Gourmet, no Rio Vermelho, que segue sob seu comando.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Num bate-papo bem descontraído para o BNews Gastrô, Sandro se mostrou bastante empolgado com o retorno ao projeto, que é movido pela paixão que tem pela carne suína, e antecipou algumas novidades sobre o cardápio.

"Vamos trazer novidades, como o primeiro rodízio de carne suína do Brasil, onde serão apresentados todos os cortes do porco. Além disso, vamos servir Hot Pork, que é um porco que eu desosso inteiro e aço ele prensado. Na Casa do Porco, em São Paulo, eles chamam de San Zé e é o carro-chefe deles lá", revela o chef, que pretende valorizar o suíno do fucinho ao rabo, trazendo todos os cortes e temperos diferentes.

Borges, após um período de 1 ano e 8 meses distante do restaurante O Porco, que fica na Pituba, anunciou novidades e inspirações em seu retorno. "Assumi o restaurante por completo e estou aqui me esforçando para resgatar um projeto que criei e no qual acredito muito no potencial", defende o chef que pretende tratar a carne suína como ela realmente merece, acabando com o pensamento de que tudo era apenas defumado.

.

"A gente tem que fazer esse resgate do porco, porque é um projeto incrível e a gente não pode deixar só São Paulo, Minas, Sudeste ter isso. Precisa criar essa cultura aqui, até porque nós temos grandes criadores de suíno", defende o chef, que ressalta a importância de valorizar pequenos produtores da nossa cidade.

"Quando iniciei esse projeto, eu estimulei o pequeno produtor, as universidades no resgate de raças, a indústria, mostrando que era viável nós fornecer os cortes e não só aquilo que tinha no mercado. Que era pernil, lombo e costela", explica o chef, que dispõe de uma variedade incrível de cortes, valorizando todas as partes do animal.

Sandro Borges é conhecido por ser um chef de opinião forte e que defende a gastronomia local, não se restringindo a criticar outros chefs que se apropriam do discurso visando o lucro. "O Porco tem sua responsabilidade e precisamos fortalecer isso, principalmente a gastronomia baiana. Diferente de outros chefs que vejo por aí, que têm esse discurso, mas só trazem pessoas de fora para valorizar aqui e tomar o lugar de outros. Meu objetivo é ver a gastronomia além das fronteiras de Salvador", defende o chef.

Com um pensamento voltado para a Bahia, Sandro Borges tem um projeto que visa atingir os outros 416 municípios do estado. "Estive recentemente com André Schaecker, da Vinícola Uvva, e também com Oscar Serafim, que tem um restaurante em Juazeiro e outro em Petrolina, e eles vieram para assar um carneiro para a cantora Ivete Sangalo e familia durante comemoração do aniversário de Marcelo Sangalo Cady que completou 14 anos nesta segunda-feira (2).

.

“Eles são cozinheiros que têm o respeito de grandes artistas da Bahia e autoridades, mas acabam não sendo valorizados aqui na capital. Isso precisa mudar", defende Borges, que pretende reunir chefs que trabalham com produtos da agricultura familiar e valorizam os insumos em sua origem. "Meu objetivo é trazer pessoas dos outros municípios e dar o devido valor a eles", complementa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp