Geral

‘Botão secreto’ que faz motorista economizar combustível viraliza; assista

Reprodução / Youtube
De acordo com estudos, o ar-condicionado pode aumentar em até 10% o gasto de combustível  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Youtube

Publicado em 15/08/2022, às 07h34   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Todo carro equipado com ar-condicionado tem um botão que faz o motorista economizar combustível. A função desse “botão secreto” viralizou com mais de 500 mil curtidas no perfil megansbubble do TikTok. De acordo com a postagem, quando acionado, o botão ativa a recirculação de ar no interior do veículo. "Aposto que você não sabia para que serve esse botão do carro", diz tiktoker norte-americana Megan.

Apesar de supostas vantagens, a função deve ser usada com moderação, de acordo com as próprias montadoras. O chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio, detalhou ao Uol que o botão de recirculação bloqueia a entrada de ar externo no interior da cabine, desde que os vidros estejam fechados, e faz com que o sistema de climatização resfrie o ar que já está dentro do habitáculo.

"O equipamento pega o ar já resfriado e o refrigera mais um pouco, de forma sucessiva, até atingir a temperatura desejada. Assim, o habitáculo gela mais rapidamente e o compressor trabalha menos, poupando combustível", afirma o professor e engenheiro mecânico.

À reportagem, Romio explica que o compressor, responsável por "empurrar" o gás refrigerante para o interior de um radiador onde o ar é gelado, eleva o consumo por ser acionado pelo motor a combustão, por meio de uma correia. Portanto, quanto menos o compressor trabalhar, mais o seu bolso vai agradecer.

Estudos indicam que o ar-condicionado pode aumentar em até 10% o gasto de combustível. Além disso, a recirculação é uma aliada para prevenir o ingresso de ar poluído ou maus odores no interior do carro.

Em dias mais amenos, nos quais a temperatura ambiente é menor do que a interna, os vidros podem ficar embaçados devido à condensação do ar quente gerado pela respiração dos ocupantes. Isso prejudica bastante a visibilidade e traz risco de acidentes.

Nesse caso, a recomendação das fabricantes de veículos é não acionar a recirculação, de forma a permitir o ingresso do ar externo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp