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"Caixaça Econômica": Bar viraliza na web por causa do nome e banco reage; veja vídeo

Reprodução/Twitter
O banco notificou o dono sobre o uso da identidade visual  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 10/08/2022, às 16h53 - Atualizado às 17h00   Redação BNews


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Uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica (ES), ganhou destaque nos últimos dias nas redes sociais por causa do nome considerado, no mínimo, curioso: 'Caixaça Econômica'. Mas quem não curtiu muito foi a Caixa Econômica Federal, que notificou o dono sobre o uso da identidade visual.

Ao site Terra, o dono do estabelecimento Adilson Ramos, de 28 anos, disse que o local costumava abrigar uma loja de utensílios domésticos, mas ele decidiu mudar de ramo e investir no setor de bebidas.

A escolha do nome aconteceu pouco tempo depois, com uma ideia repentina que teve enquanto estava conversando com a esposa, que é sua sócia. "A gente queria um nome que se alinhasse com o ramo, mas que fosse diferente. Não pensava em repercutir nacionalmente, mas queria que fosse um nome que atraísse o povo de nossa região", explica o empresário.

Ele aproveitou a cor da antiga loja, que já tinha as paredes pintadas de azul. A placa, no entanto, usa a mesma fonte do banco, inclusive com o 'X' característico com uma faixa laranja. "Não pensei que poderia dar problema com o banco, por ser uma cidade pequena. Não achei que iriam ficar sabendo", diz.

Cinco dias depois da abertura do estabelecimento, o um cliente estava passeando pela cidade procurando por um banco, quando se confundiu com o comércio e decidiu gravar um vídeo para sua conta no Tiktok. A publicação logo viralizou, e já acumula 2,5 milhões de visualizações até o momento.

Assista:

@werbethluis1

Caixaça econômica 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

♬ som original - Werbeth Luis

A repercussão fez com que muitos outros turistas e moradores passam pelo local todos os dias para tirar fotos, gravar vídeos e repercutir nas redes sociais.

Mas o banco não gostou nada disso. Pouquíssimos dias depois da instalação da placa, um agente da própria Caixa Econômica Federal bateu na porta do estabelecimento declarando a posição contrária do banco sobre a "brincadeira".

Por meio de nota, a instituição disse que notificou o empresário sobre a titularidade da identidade visual.

Veja abaixo a nota na íntegra:

"A Caixa informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet. A Caixa é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130. O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa".

Mudança

Depois da notificação, o empresário afirmou que vai manter grande parte da identidade construída, mas substituirá o "X" por "CH" e abandonará a listra laranja da letra. Mesmo assim, ele defende sua ideia e argumenta que o banco não perdeu nada com a repercussão de seu bar.

"O mundo gira em torno da internet. Foram mais de 2,5 milhões de visualizações, para conseguir isso nos dias de hoje é muito caro. Eles tiveram de graça", argumenta. Ramos defende, ainda, que o banco poderia ter feito "vista grossa" para o uso da fonte e do nome, mas entende que o banco tem o direito de reclamar e exigir a mudança.

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