Geral

Calor muito acima do normal para o mês de agosto se espalha pelo Brasil

Joilson Cesar/BNews
Expectativa é que onda de calor aconteça no período entre 21 e 26 de agosto  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar/BNews

Publicado em 21/08/2023, às 07h18   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A terceira semana de agosto traz consigo um fator incomum para a temperatura neste período no Brasil. O último mês do inverno de 2023 começará com uma onda de calor que atinge diversos estados brasileiros. O calor da terceira semana de agosto poderá quebrar recordes históricos para o mês.

Uma grande massa de ar quente e seco cresce no país e deverá expandir sua atuação sobre praticamente todas as regiões do país. Segundo o Climatempo, a expectativa é que a onda de calor aconteça no período entre 21 e 26 de agosto.

“Teremos temperaturas no nível de 850 hPa ( em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais 'típica' entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente", diz o meteorologista Vinícius Lucyrio.

O profissional ressalta ainda que o período pode registrar recordes históricos com picos de temperatura. “ desta vez estamos falando de temperaturas que podem passar dos 38°C em Campo Grande, dos 41°C em Cuiabá, dos 38°C em Goiânia, dos 34°C em Brasília, 33/34°C em São Paulo (o recorde é 33,0°C) e 38/39°C no Rio. São recordes históricos para agosto que podem ser renovados", pontuou.

Climatempo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp