Geral

Cerca de 25% das vagas de trabalho devem mudar até 2027, diz pesquisa

Agência Brasil / Marcelo Camargo
A pesquisa é baseada em informações de 800 empresas que empregam mais de 11 milhões de trabalhadores  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil / Marcelo Camargo

Publicado em 01/05/2023, às 22h00   FÁBIO ZANINI/ Folha press


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 25% dos empregos devem mudar nos próximos cinco anos, segundo pesquisa com empregadores divulgada nesta segunda-feira (1º) no Fórum Econômico Global, que está sendo realizado em Davos, na Suíça.

O levantamento "Futuro dos Empregos" aponta que 69 milhões de postos de trabalho serão criados e 83 milhões de vagas deixarão de existir até 2027, o que resulta em uma diminuição de 2% no número de empregos.

A pesquisa é baseada em informações de 800 empresas que empregam mais de 11 milhões de trabalhadores e utiliza também um banco de dados de 673 milhões de vagas de trabalho.

Na avaliação dos responsáveis pelo levantamento, a tecnologia e a digitalização são os principais responsáveis pela expectativa para redução de postos de emprego. "A adaptação de tecnologia avança e o aumento da digitalização causará uma rotatividade significativa no mercado", diz o estudo.

Cargos como caixas de banco e postos de atendimento que podem ser automatizados serão os mais atingidos nos próximos anos. É esperado também que aumente a demanda por máquinas de inteligência artificial e especialista em segurança cibernética.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp