Geral

CNH na Identidade? Nova carteira poderá incluir outros documentos; saiba como

Matheus Pereira | GOV-BA
Carteira passou a ser emitida em Salvador na terça-feira, nos postos do SAC de Pituaçu e Salvador Shopping  |   Bnews - Divulgação Matheus Pereira | GOV-BA
Alex Torres

por Alex Torres

Publicado em 10/07/2024, às 18h08 - Atualizado às 19h32



A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) teve a sua emissão em Salvador iniciada nesta terça-feira (9). Inicialmente, apenas os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Terminal de Pituaçu e do Salvador Shopping estão ofertando o serviço com a finalidade de adaptar o sistema num primeiro momento e depois realizar a expansão dos atendimentos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista à reportagem do BNews, a diretora operacional do SAC, Nilza Rios, falou sobre os próximos passos que serão adotados para que mais pessoas tenham acesso à nova carteira de identidade e revelou com exclusividade mais detalhes a respeito da ampliação do serviço.

A nossa projeção é nesse primeiro momento conhecer a ferramenta. Ainda no mês de agosto, faremos uma ampliação de forma gradativa tanto em Salvador, quanto na RMS e demais interior do estado. Vamos incluir esse serviço CIN em todas as demais unidades do SAC. Fizemos nesse primeiro momento apenas no Pituaçu e Salvador Shopping para adaptar o sistema e depois fazer a ampliação", contou.  

Com a nova carteira, além do número do Registro Geral (RG) junto ao CPF, ainda será possível unificar outros documentos, como Carteira de Habilitação, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, entre outros. Para realizar o processo, basta apenas levar os originais que queira incluir.

O cidadão que tenha interesse interesse em tirar a CIN, ele precisa levar a certidão de nascimento, mas para incluir algum outro documento basta levar os originais. Nilza disse ainda que existe também a possibilidade de incluir os números da Carteira do Autista (CIPTEA).

"Estamos trabalhando também para que o prazo de entrega do documento seja ainda menor do que o atual. Outra ganho é que após três dias do documento emitido, o cidadão pode ter acesso à versão digital, que ficará disponível no gov.br. Isso sem contar a possibilidade da simplificação biométrica", destacou. 

Sobre a procura da população pela nova CIN, a diretora do SAC contou: "As procuras tem sido exponenciais. Liberamos mais de 2 mil vagas e praticamente em um dia e meio foram feitos todos os agendamentos. Estamos ampliando também essa quantidade de vagas para a próxima semana". 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)