Geral

Confira ranking dos países mais felizes do mundo com a idade; Brasil está em 44º

Reprodução/ Freepik
Pesquisa com 143 países é liderada pelo sétimo ano consecutivo pela Finlândia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik

Publicado em 21/03/2024, às 14h04   BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Segundo um levantamento feito pela World Happiness Report, o brasileiro fica mais feliz à medida que envelhece. A pesquisa tem como ponto de partida uma pergunta básica: em uma escala de 0 a 10, como a pessoa classifica a sua própria vida.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Na classificação geral, o brasileiro aparece como o 44º mais feliz dentre os 143 países, atrás de Guatemala e Nicarágua e à frente de Eslováquia e Letônia. O levantamento leva em conta uma média de três anos (2021-2023).


A partir de uma análise feita por faixa etária, o cenário é um pouco diferente. Até os 29 anos, o brasileiro aparece apenas no 60º lugar. Nesse recorte, o jovem brasileiro fica atrás de países como Argentina, Portugal, Paraguai e Tailândia. No outro extremo, no grupo acima de 60 anos, o brasileiro, com nota 6,124, aparece em 37º lugar, um posto abaixo dos japoneses e logo acima dos italianos. A avaliação do brasileiro mais velho sobre sua vida é pior que a do mais jovem.


Contudo, na faixa acima de 60 anos, o Brasil está bem abaixo dos americanos, que aparecem em décimo lugar. O estudo, uma parceria entre Gallup, ONU e Oxford Wellbeing Research Centre, destaca Estados Unidos e Canadá entre as maiores “disparidades” de felicidade entre as faixas etárias, com uma grande diferença em relação ao período 2006-2010, em que os mais jovens eram pelo menos tão felizes quanto os grupos mais velhos.


O ranking geral tem com líder a Finlândia, país que também está à frente nas faixas intermediárias, entre 30 e 59 anos. No grupo acima de 60 anos, os finlandeses aparecem em segundo lugar, logo atrás dos também nórdicos dinamarqueses. Já entre os jovens, os finlandeses só aparecem em sétimo lugar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp