Geral

Conheça restaurante que mantém viva curiosa tradição para trazer boa sorte; confira

Reprodução/Instagram @pratogrego
Além da curiosa tradição, restaurante é conhecido pelas suas comidas típicas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @pratogrego

Publicado em 14/01/2023, às 17h43   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Um restaurante que mantém uma "curiosa" tradição milenar - pelo menos para nós brasileiros -, que dizem trazer boa sorte, além de ser conhecido pelas suas comidas típicas. Este é o Prato Grego, localizado no bairro do Bom Retiro, localizado no centro de São Paulo.

Apesar de estar localizado, conforme o Estadão, em um "confuso" conjunto comercial da região, o espaço tem duas coisas que facilitam a sua identificação: uma bandeira da Grécia exibida no parapeito do primeiro andar do edifício e o clássico quebrar de pratos - aqui, feitos de gesso, exatamente pela experiência a ser proprocionada - que tem suas origens há milênios no país europeu.

Além disso, há pratos como o Mezê, que consiste em pastas de berinjela, azeitonas e molho de iogurte com azeite de oliva, e podem ser colocadas sobre um pão pita que é produzido no próprio restaurante.

Outro destaque é o Souvlaki, lanche em formato de cone que pode aparecer nas versões de porco, frango ou falafel. O ingrediente principal é combinado com cebolas roxas fatiadas fininhas, molho de iogurte, tomates e batata frita.

O sucesso do cardápio, aliado a tradição da quebra de pratos, faz com que os consumidores precisem fazer a reserva previamente para ter acesso ao restaurante. No local, além de colunas típicas do país europeu, é possível ouvir uma trilha sonora característica.

O Prato Grego, de acordo com o atual dono Stélios Moyssiadis, nasceu “de uma grande história de amor”, entre o pai, que é grego, e a mãe, do Rio Grande do Sul.

Porém, foi em 2016 que a tradição do quebrar de pratos teve início, quando Stélios produzia festas gregas para o pessoal que trabalhava no conjunto comercial. O sucesso foi tanto que em 2018 ele passou a investir em protótipos feitos de gesso para evitar que os clientes se machucassem.

O espaço funciona de terça à domingo, das 11h às 15h. Às segundas-feiras, o local está fechado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp