Geral

Consultora de imagem explica como as cores podem evidenciar beleza natural ou destacar pontos negativos

Reprodução
A coloração pessoal promete suavizar olheiras, rugas, manchas e outros; praticamente um efeito de Instagram ao vivo diz consultora  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/05/2022, às 05h55 - Atualizado às 06h30   Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

-Vou com um pretinho básico, né? Combina com tudo!

Quem nunca ouviu ou mesmo disse essa frase ao ser questionado sobre qual o look escolhido para ir a um evento? Ah, tem ainda as versões “É um clássico” ou “nunca sai de moda”. Mas será mesmo? Nos últimos tempos, se você é um usuário do Instagram, já deve ter visto muita gente indo em profissionais para identificar qual a cartela de cores que combina consigo.

A chamada análise de coloração pessoal, tem ganhado adeptos por ser, segundo os especialistas, uma forma de realçar a própria beleza, suavizando olheiras, rugas, manchas e outros, sem ter que passar por um tratamento estético.

Para alguns pode até parecer bobagem, mas a possibilidade de estar um passo à frente, pelo menos no quesito imagem, em uma entrevista de emprego, no dia a dia do trabalho ou mesmo em um primeiro encontro, pode fazer toda diferença.

Arislene Cerqueira, maquiadora, decidiu fazer a análise por uma questão profissional, afinal ela também trabalha com a imagem, mas a curiosidade foi o principal fator para fazê-la buscar a consultoria. “Queria saber quais cores se encaixavam comigo, com a minha tonalidade de pele”, revelou a maquiadora.

Arislene
Arislene Cerqueira, maquiadora

A partir da análise, Arislene já tem mais facilidade quando vai às compras. “Agora sei quais me favorecem, quando vou comprar uma peça, por exemplo. O resultado imediato disso são os elogios que escuto muito mais quando estou usando a minha cartela de cores”, exemplificou a maquiadora.

Além de roupa, a análise de coloração pessoal também direciona sobre cores de maquiagem, acessórios e até de bijuteria. “Sabe quando você vê um batom lindo na sua amiga, acaba comprando, mas em você parece que não combina? Agora eu sei porque e isso não acontece mais”, completou Arislene.

Cáren Cruz, consultora de imagem da Pittaco Consultoria, conta que com as cores certas, é possível criar uma espécie de “filtro de Instagram na pele”. Claro, com as cores não indicadas, o efeito é oposto e as marcas acabam sendo evidenciadas.

Leia também:Primeira impressão e a Imagem pessoal; como isso impacta na vida profissional?

“Determinadas cores evidenciam uma beleza harmônica ao olhar. É isso que a gente busca”, contou Cáren, ao relevar que existem diversos métodos no mercado, mas que, no caso dela, ainda foi preciso uma especialização em peles negras. “O brasileiro tem uma pele muito miscigenada, que a olho nu a gente não percebe, por isso é necessário que seja feita uma análise mais profunda para esse tipo de público”, explica a consultora.

Cáren Cruz
Cáren Cruz, consultora de imagem

Mas se engana quem pensa que a partir da consultoria terá que se desfazer do guarda-roupa ou ainda, que aquelas cores preferidas, se não estiverem na cartela, deverão ser abandonadas. Cáren conta que basta fazer adaptações, mesclando entre acessórios e maquiagem para amenizar o efeito negativo.

Um exemplo de adaptação é o feito por Arislene, que assim como muitos é adepta do “pretinho básico”. “O preto não está na minha cartela de cores, mas eu gosto muito. Na consultoria aprendi que posso substituí-lo pelo azul marinho. Uma cor escura, que me agrada, e está dentro dos tons que ressaltam as minhas melhores características”, contou Arislene.

Para saber quais cores mais te favorecem, Cáren dá uma dica: “Faça vídeos usando uma luz natural, com camisas com cores diferentes. Naturalmente você irá perceber quais ficam melhores”. Claro, nem sempre um olho não treinado terá facilidade para identificar os tons certos, principalmente quando se fala de cor de cabelo, maquiagem e acessórios, mas é um bom caminho para começar a cuidar da própria imagem.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp