Geral

Diretora é exonerada após crianças empunharem réplicas de armas em escola próxima ao Distrito Federal

Reprodução // TV Anhanguera
Secretaria Estadual de Educação disse que a diretora será remanejada para outro cargo após crianças empunharem réplicas de armas  |   Bnews - Divulgação Reprodução // TV Anhanguera

Publicado em 06/09/2022, às 17h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Distrito Federal exonerou a diretora do Colégio Estadual Santa Bárbara, onde crianças foram filmadas marchando e empunhando réplicas de armas, em Padre Bernardo.

A Seduc explicou que a mulher voltou ao cargo de professora. A pasta exonerou a docente porque a atividade foi realizada sem apresentação de projeto, conforme nota.

O nome da diretora não foi divulgado.


Vídeo

O vídeo, de acordo com o G1, foi divulgado em 31 de agosto deste ano, mas a data da gravação não foi informada. Nas imagens, seis crianças aparecem marchando e fazendo atividades militares com réplicas de armas nas mãos. Foram cinco meninos e uma menina que participaram da atividade promovida pela Guarda Mirim.

No vídeo, é possível ver que as crianças obedecem às ordens do instrutor Hélio Pereira Pinto, de 65 anos, que diz ser sargento aposentado da Aeronáutica. Ele manda os meninos trocarem de lugar, dar meia volta, marcharem do meio do pátio até um muro e depois voltar. Mal conseguindo segurar a arma, eles seguem as ordens sem questionar.

Hélio não acredita que a utilização das réplicas incentiva as crianças de forma negativa.

“A arma ali não é um incentivo para o lado negativo, e sim cerimonial. É a arma cruzada, descansar, em sentido, para ficar uma coisa bonita, uniforme. Não vejo nada demais”, disse o instrutor.

À TV Anhanguera, pais de alunos contaram que o curso da Guarda Mirim existe desde março e que as aulas estariam ocorrendo sempre aos domingos à tarde. Uma das alunas do curso, uma menina de 11 anos, conta que fazia parte do treinamento aprender a marchar com a arma.

“A gente só vai marchando com as armas. A gente nunca treinou atirar mesmo não, só marchar”, detalha a menina. Já a mãe de uma aluna disse não concordar com a parte do treinamento que ensina o manuseio da arma.

A Prefeitura de Padre Bernardo informou à época da divulgação do vídeo que a administração sequer foi informada sobre o início das atividades com os alunos, bem como as práticas que seriam ensinadas.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp