Geral

Em 18 estados, caminhoneiros fazem cerca de 100 bloqueios em estradas

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os bloqueios começaram depois da apuração das eleições que teve Lula como vencedor  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 31/10/2022, às 18h56   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Apoiadores do então presidente da República Jair Bolsonaro (PL), caminhoneiros fazem cerca de 100 bloqueios em estradas de 18 estados. A mobilização começou na noite de domingo (30) após a derrota de Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais deste ano.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou nesta segunda-feira (31), até o momento, bloqueios ou aglomerações em estradas de 18 estados e Distrito Federal. As informações são da Folha de São Paulo.

Os protestos ocorrem até o momento no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em Minas Gerais, São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na Bahia, no Maranhão, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, no Pará, no Acre, no Amazonas, Tocantins, em Roraima e no Distrito Federal.

Em um grupo no Telegram, contando com 890 pessoas e intitulado "Caminhoneiros e Agro pelo Brasil", há citações do artigo 142 da Constituição Federal, comumente citado por apoiadores do atual presidente para defender a hipótese da legalidade de um golpe.

Na descrição do grupo, uma frase com intenção de "fazer o maior protesto da história desse planeta". "Não aceitamos a covardia que foi feita com o povo trabalhador brasileiro, nós que contribuímos muito para o funcionamento do país, não podemos mais ser tratados como lixo", diz o texto.

Em nota, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, Nereu Crispim (PSD-RS), afirmou que os caminhoneiros não irão parar para protestar contra o resultado das eleições.

A categoria "não participa e nem participará de nenhum movimento de paralisação ou bloqueio de rodovias para protestar e questionar o resultado das eleições que elegeu o candidato Luiz Inácio Lula da Silva como novo Presidente do Brasil", afirmou.

Os caminhoneiros foram um grupo de muita força em 2018 na base de Bolsonaro. Porém, esse apoio foi diminuindo nos últimos anos, tendo como principal motivo o aumento dos combustíveis

Ainda em época eleitoral, o presidente anunciou a antecipação do auxílio pago aos profissionais autônomos e isso foi visto como estratégia para impulsionar a campanha pela reeleição entre o grupo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp