Geral

Entenda o que é o ChatGPT e por que ele é apontado como a nova fronteira da inteligência artificial

Pixabay
O ChatGPT é capaz de gerar conteúdos escritos, a partir de intenso treino com uma gigante base de dados  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 24/01/2023, às 18h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ChatGPT, lançado no fim de novembro, vem dando o que falar nas últimas semanas. Atraiu um milhão de usuários em poucos dias, despertou o interesse da gigante de tecnologia Microsoft - que aportou mais de US$ 10 bilhões na companhia - e vem sendo apontado como grande rival do Google.

A sigla GPT quer dizer Generative Pretrained Transformer ou Transformador Generativo Pré-treinado. A ferramenta de inteligência artificial é capaz de gerar conteúdos escritos, a partir de intenso treino com uma gigante base de dados.

De acordo com O Globo, o ChatGPT um robô virtual (chatbot) que conversa com o usuário, interagindo e respondendo a perguntas sobre os mais variados temas. Mas o seu potencial vai bem além de uma simples conversa como a que estabelecemos com assistentes virtuais de empresas, por exemplo.

A ferramenta impressiona por sua capacidade de executar tarefas por escrito, de resumo de textos a criação de poemas, em poucos segundos e com muita semelhança às feitas por humanos.

Para ter acesso ao ChatGPT é preciso acessar o site do programa e criar uma conta seguido os passos abaixo: Acesse o site chat.openai.com/chat; toque em "Sign up" para criar uma conta; depois, "Create an OpenAI account"; informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta.

Uma vez criada a conta, inicia-se a conversa. Segundo a OpenAI, empresa americana que desenvolveu o programa, a ferramenta é treinada para interagir de forma a proporcionar a experiência mais próxima de uma conversação humana.

Ainda de acordo com O Globo, o treinamento consiste em alimentar o chatbot com um grande conjunto de dados de texto. Para isso, humanos especializados em inteligência artificial realizaram conversas cumprindo tanto o papel do usuário (pergunta) como o papel do assistente virtual (respostas).

Depois de diversas interações, os treinadores classificam as melhores conversas para que a ferramenta aprendesse a gerar textos semelhantes.

A ferramenta de inteligência artificial é capaz de resumir textos, escrever poesia ou trabalhos acadêmicos, redigir uma petição judicial ou mesmo uma carta de reconciliação para um amigo. É possível também fazer um roteiro de viagem ou dar dicas de restaurantes em determinado lugar. Também é possível traduzir textos em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, português, entre outros idiomas. Dá dicas de receitas, entre outros.

Por enquanto o serviço não é pago. O programa está em fase de testes, e o objetivo da OpeAI é justamente obter feedback dos usuários para aprimorar a plataforma.

Mas a plataforma tem suas limitações. A própria OpenAI avisa ao usuário que o sistema pode gerar informação incorreta e também produzir conteúdo preconceituoso ou ofensivo.

Outra limitação é que seus conhecimentos são baseados em dados colocados na internet até 2021. Os criadores da ferramenta aconselham o usuário a checar se as respostas dadas pelo sistema são corretas ou não com outras fontes.

O sistema foi desenvolvido pela OpenAI, empresa fundada em 2015 nos EUA por Sam Altman e por Elon Musk, que se desligou da companhia em 2018, por considerar que havia conflito de interesse com o seu principal empreendimento, a fabricante de veículos Tesla.

De acordo com O Globo, programas de inteligência artificial baseados em texto funcionam armazenando quantidades gigantescas de dados e com algoritmos para prever o melhor encadeamento de uma frase.

Apesar de já usarem uma modalidade que consegue depreender o contexto de uso das palavras, permitindo textos mais bem estruturados, programas anteriores não respondiam tão bem ao usuário ou soavam muito artificiais. O ChatGPT aprendeu a conversar de uma forma mais próxima a de um humano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp