Geral

Entenda por que carregador de celular esquenta e pode provocar explosão

Pixabay
Defeitos no carregador ou celular podem causar circulação de corrente elétrica excessiva  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 14/05/2023, às 14h37


FacebookTwitterWhatsApp

Quem nunca usou o celular conectado ao carregador na tomada? O uso do aparelho enquanto carrega pode ser bastante arriscado. E por que o aparelho e carregador ficam tão quentes? O carregador transforma a alimentação da tomada em uma energia compatível com o celular.

Nesse processo de transformação, uma parte dessa energia vira calor e esquenta um pouco o carregador. Caso alguma peça esteja com defeito, ao conectar o carregador na corrente elétrica, de uma rede de 110 ou 220 volts, pode circular uma corrente excessiva no carregador, que pode esquentar demais, pegar fogo ou até explodir. 

É sinal de problema se o carregador estiver esquentando excessivamente, de um jeito que não permita colocar a mão ou comece a cheirar queimado. “A mudança de temperatura é natural, já que, ao carregar um aparelho, o equipamento dissipa calor”. É o que explica o coordenador do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Angelo Sebastião Zanini. 

Cuidados e dicas - O especialista alerta que, se o carregador estiver muito quente, é possível que haja um defeito no próprio equipamento ou em alguma peça no celular, como um capacitor, resistor ou chip em curto-circuito, por exemplo. 

Segundo o engenheiro, é importante carregar o celular em um local apropriado, longe do sol e de superfícies quentes, que podem esquentar o aparelho de forma excessiva. Além disso, deve-se evitar utilizar o celular enquanto ele está carregando em um dia de tempestade, já que, em caso de raios, pode chegar pela rede elétrica uma tensão elevada no carregador. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp